Agosto Dourado é promovido no Sesc-SC
O mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 no Brasil, determinando que anualmente, em agosto, se intensifiquem as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. O Agosto Dourado, simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e sua cor temática, o dourado, representa o padrão ouro do leite materno, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "alimento de ouro” para os bebês.
Entre as ações alusivas, realizadas pelo projeto “Conexão Saúde”, do Sesc-SC, o Sesc Blumenau realizou uma palestra sobre o tema em uma instituição social em Itajaí. A ação socioeducativa teve a presença da profissional de Educação em Saúde do Sesc-SC para esclarecer dúvidas e levar a importância do aleitamento materno e do leite materno para a saúde do bebê.
Segundo estudos, o leite materno é o único alimento que o bebê precisa durante os primeiros seis meses de vida, até mesmo a água não é necessária para um bebê que está no processo de amamentação exclusiva. Seus benefícios são múltiplos e já bastante reconhecidos, a curto, médio e longo prazo. A amamentação ainda libera ocitocina e endorfina, hormônios relacionados ao bem-estar, além se ser muito prática: o leite está sempre pronto, na temperatura ideal e de graça.
Confira os registros do Conexão Saúde no Sesc Blumenau:
Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos
O tema da campanha Agosto Dourado deste ano é “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”, que traduz a importância da reflexão sobre as desigualdades existentes. Estudos mostram que a duração do aleitamento materno está associada a renda familiar, ou seja, quanto maior a renda, maior as chances de uma mulher conseguir amamentar por mais tempo seu filho e quanto menor a renda da família, também é menor o tempo de amamentação das crianças.
Quando uma mulher amamenta seu filho, garante a ele nutrição e proteção contra doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de contribuir na diminuição do risco do desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. É forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes em crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.
Contudo, o processo de amamentação possui várias dimensões e para que ele dê certo, é preciso que haja a cooperação entre uma série de fatores físicos, emocionais, sociais, familiares, mercadológicos, dentre outros. Por isso, o aleitamento materno deve ser orientado, promovido e apoiado por diferentes setores da sociedade. É de extrema importância a existência de uma rede de apoio para as mulheres que estão nessa fase.
A Sociedade Brasileira de Pediatria define a rede de apoio como:
“o conjunto de pessoas, grupos e instituições que apoiam a mulher durante a amamentação, de diversas maneiras: dando atenção e carinho, dividindo as tarefas domésticas, participando do cuidado das outras crianças, cuidando de sua saúde, acompanhando-a nas consultas dela e do bebê, ficando com o bebê para ela poder descansar, orientando-a quanto às boas práticas para o sucesso do aleitamento materno, apoiando-a física e emocionalmente durante as dificuldades; incentivando a amamentação quando da volta ao trabalho após a licença-maternidade, oferecendo um local adequado para ela amamentar e/ou retirar o seu leite no trabalho; e outras tantas formas de apoio em outras situações e necessidades do dia a dia.”
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários