O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro em mais de 150 países ao redor do planeta, para marcar a data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945. Neste ano, a celebração alerta para a importância da promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos.
De acordo com a FAO, a segurança alimentar e a nutrição podem registrar grandes avanços quando os países, as instituições e as pessoas trabalham em conjunto. Portanto, este é o momento de redobrar esforços para alcançar a meta globalmente acordada de Fome Zero na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para trazer o assunto à tona, o Sesc Santa Catarina promove uma programação especial em suas Unidades, com rodas de conversas, palestras, oficinas, orientações nutricionais, degustações, ações de saúde, entre outras atividades que possibilitem a reflexão sobre o significado dos alimentos para a saúde das pessoas e das comunidades. Entre os temas em pauta estão: como fazer escolhas melhores no nosso dia a dia, consumo consciente, comida de verdade, alimentos ultraprocessados, aproveitamento integral dos alimentos, alimentos funcionais e lanches Saudáveis, orgânicos, compostagem, etc. Clique aqui para consultar a programação em cada cidade.
Nas Unidades com Restaurante Sesc, a Instituição oferece um cardápio especial no horário do almoço. São destaques do dia três pratos selecionados através de concurso interno entre os cozinheiros e auxiliares de cozinha do Sesc, que tiveram o desafio de criar receitas salgadas com aproveitamento integral de alimentos. No buffet: Panqueca de espinafre (equipe de Tubarão) e Lasanha à bolonhesa (equipe de Laguna), ambas com massa integral e recheio de talos e cascas. Na degustação: Torta de talos e folhas de couve-flor (equipe do Hotel Sesc Cacupé).
O menu conta ainda com: Salada de grão de bico, tomate cereja e queijo branco; Beterraba assada com mel e gengibre; Carne assada ao molho de vinho tinto; Peixe de forno em crosta de castanhas; e Brownie funcional na sobremesa. O valor do quilo do buffet varia de acordo com o local.
Além das ações pontuais, o Sesc atua há 16 anos com o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar a apoio social, que atua contra a fome e o desperdício de alimentos. O programa tem a missão de contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país, em alinhamento com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2). Em 2018, as cinco sedes do Mesa Brasil Sesc contaram com 495 parceiros, e distribuíram 2.918.179 Kg de alimentos para 515 instituições sociais cadastradas em 64 municípios catarinenses. O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e é certificado pela Global Foodbankig Network.
Dia Mundial da Alimentação (16/10) contará com atividades especiais e cardápio diferenciado no Sesc
10/10/2019 - Atualizado em 11/10/2019 - 582 visualizações
0 Comentários