Dia Mundial da Saúde Sexual comemorado no dia 04 de setembro


30/08/2017 - Atualizado em 08/09/2017 - 1637 visualizações

No dia 4 de setembro celebra-se o Dia Mundial da Saúde Sexual, comemorado todos os anos pela Associação Mundial para a Saúde Sexual (AMSS) conhecida internacionalmente por WAS – World Association for Sexual Health. Para entender a importância deste dia, é importante conhecer o conceito de saúde sexual e como este se aplica. O Sesc está junto nesta campanha! Acompanhe a programação em: https://www.sesc-sc.com.br/evento/3710/null

Promover saúde sexual e saúde reprodutiva tem se configurado como um grande desafio nos últimos anos. Há aspectos morais e religiosos que têm dificultado e/ou impedido que governos, empresas, serviços de saúde, escolas e outras instituições desenvolvam ações de promoção, prevenção e assistência nos campos da saúde sexual e da saúde reprodutiva. Mas esse quadro precisa mudar. Sexualidade e reprodução são aspectos fundamentais da vida humana, importantes para que sejamos felizes. Por isso, instituições públicas e privadas que atuam no campo da saúde devem ampliar suas ações para contemplar ações de saúde sexual e de saúde reprodutiva.

Saúde sexual e saúde reprodutiva, em termos amplos, seria a integração dos aspectos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual, de maneira a enriquecer positivamente e a melhorar a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor. Nessa direção, promover cuidados em saúde sexual e saúde reprodutiva é muito mais amplo do que apenas promover orientação e cuidados relacionados à procriação e infecções sexualmente transmissíveis. Trata-se de promover ações que visem o melhoramento da vida, das relações interpessoais, do cuidado consigo e com parceiros afetivos e sexuais, obter informações sobre prevenção de doenças e gravidezes não desejadas, ter acesso a insumos de prevenção e espaço para conversar sobre afetividade e prazer.

Fonte:
 Saúde sexual e saúde reprodutiva - Guia do Departamento Nacional do Sesc.


O que é a Saúde Sexual?
Segundo a AMSS e a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se por Saúde Sexual o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade, não se tratando apenas da ausência de doença ou disfunção. A saúde sexual requer assim uma abordagem positiva da sexualidade e das relações sexuais, permitindo obter prazer ao mesmo tempo que se vive uma experiência sexual segura e livre de discriminação.

Fatores que podem influenciar a sua Saúde Sexual
A sexualidade deve ser vivida em pleno, mas também com consciência, pelo que é fundamental conhecer que principais métodos contraceptivos existem e de que forma se podem prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Estas não só podem ter um impacto negativo na sexualidade do casal, como podem levar a sintomas desagradáveis e a consequências graves como a infertilidade.

As doenças sexualmente transmissíveis não são as únicas a afetar a sexualidade, com a disfunção sexual feminina e masculina a influenciarem cada vez mais a capacidade de sentir prazer durante a relação e o desejo sexual. Nos homens, para além do baixo desejo comprometer a sua vida sexual, a ejaculação precoce e a disfunção erétil são condições que muitas das vezes afetam a sua performance sexual, tendo um forte impacto psicológico no homem e consequentemente um impacto negativo na vida do casal. Nas mulheres, a menopausa é frequentemente marcada por desconforto durante o sexo, sendo prevalentes os sintomas como a secura vaginal e o ardor, motivados pelas alterações hormonais nesta fase. Limitar estes fatores é assim fundamental para uma vida sexual saudável, livre de preconceitos e repleta de boas experiências. 

Por: Alessandra Carvalho e Sarah Goulart, Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc/SC.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .