O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é uma data de alerta e conscientização sobre a doença. Foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
O Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Em Santa Catarina, o Diabetes Mellitus, ou Diabetes Tipo 2, foi responsável pela morte de 14.303 pessoas nos últimos dez anos. A doença também provocou a internação hospitalar de 44.081 pessoas nesse mesmo período.
O panorama mundial também é alarmante. A oitava edição do Diabetes Atlas, lançada pela Internacional Diabetes Federation (https://www.idf.org/) aponta que 425 milhões de adultos no mundo têm diabetes e que a estimativa é que em 2045, esse número aumentará em 62% na América do Sul e Central.
A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de prevenção é através de práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas). Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas.
Neste sentido, desde 2016, o Sesc promove o projeto Sesc Saúde - "Você no Controle da sua Saúde", com foco nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que são consideradas um sério problema de saúde pública, e já são responsáveis por 60% das mortes no mundo. Estas doenças são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação inadequada. As quatro DCNT de maior impacto mundial são as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
Nesta ação especial de “Novembro – Tudo Azul pelo Diabetes” (a cor representa o céu unindo todos os países e a bandeira das Nações Unidas) as Unidades do Sesc realizam testes de glicemia e colesterol, verificação de peso, altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), Relação Cintura Quadril (RCQ), aferição de pressão arterial, palestras, rodas de conversa, degustações, oficinas culinárias entre outras atividades, com o objetivo de reforçar a importância do controle desta doença na população. .
Clique aqui para conferir a programação especial que acontece em nossas Unidades no dia 14/11.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em contribuição com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a atuação do projeto Sesc Saúde visa contribuir para alcance das metas do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
+ https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
Colaboração: Cristiani Jacobus Vieira, analista de Programação Social Sesc-SC - Saúde e Assistência
0 Comentários