Um dos objetivos da área da saúde do Sesc é trabalhar com a prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Estas são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.
Como o dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, data criada para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente o infarto e o acidente vascular cerebral e o Sesc Brusque levou o assunto aos participantes do “Conecta 60+”.
Para debater o tema foi realizada uma roda de conversa com a nutricionista e técnica de Educação em Saúde, Geisa Franceschini, no dia 09.08. Na ocasião os participantes tiveram orientações sobre o colesterol, seus benefícios e riscos, valores de referência e puderam tirar duas dúvidas. Nesse dia, além do grupo de Brusque também participou o grupo do Sesc Prainha (Florianópolis).
Na semana seguinte foi proposta a realização de uma oficina culinária de forma remota, onde a nutricionista preparou a receita no Sesc e as participantes em suas casas. A receita escolhida foi o “Brownie de batata doce”, que incorporou ingredientes diferentes como a semente de girassol e sua combinação inusitada, que no início causou estranheza, a receita foi um sucesso. Confira os ingredientes e como fazer abaixo.
Brownie de batata-doce
Modo de preparo: No processador ou liquidificador, misture todos os ingredientes, exceto a semente de girassol, até a massa ficar homogênea. Adicione a semente. Em seguida, despeje a massa em uma forma pequena forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido a 180˚C por aproximadamente 30 minutos.
SOBRE O COLESTEROL
O colesterol é um tipo gordura muito importante no organismo.
• Faz parte da produção de hormônios.
• Participa da produção de vitamina D.
• Participa da produção da bílis (participa da digestão de gorduras).
• Estimula a síntese e a manutenção da membrana celular.
• Faz parte do sistema nervoso central.
• Faz parte da formação de neurônios (células que transmitem os impulsos nervosos).
• Participa do metabolismo das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
O problema acontece quando há formação da placa aterosclerótica que se inicia com a agressão aos vasos sanguíneos por diversos fatores de risco, como dislipidemia, hipertensão arterial ou tabagismo. O colesterol LDL, considerado o “mau colesterol” se deposita nesses locais de lesão formando as placas.
O colesterol HDL, considerado o “bom colesterol” transporta o colesterol dos tecidos para o fígado, por isso sua característica é de “limpar os vasos”. Além disso, é um agente imunológico, antitrombótico (inibe formação), anti-inflamatório e antioxidante. Por isso é muito importante que seus níveis estejam em um valor ótimo no organismo (não pode estar baixo nem muito alto).
Os principais fatores de risco para a aterosclerose são: dislipidemia, diabetes, tabagismo, hipertensão arterial, entre outros.
RELAÇÃO COM A NUTRIÇÃO
• A alimentação deve ser a mais variada possível, equilibrada em quantidades de proteínas, carboidratos e gorduras;
• Devem ser preferidas as gorduras de origem vegetal naturais, monoinsaturadas ou poli-insaturadas (óleos vegetais, amêndoas, frutas gordurosas, peixe ou óleo de peixe);
• Frituras, alimentos industrializados ricos em gorduras trans (industrializados) e gorduras visíveis das carnes ou pele de aves devem ser evitados;
• Deve-se ainda estimular a ingestão de alimentos ricos em fibras insolúveis (frutas, verduras, legumes e cereais integrais) e solúveis (leguminosas, frutas ricas em pectina e cereais integrais);
Sempre que possível, utilizar cereais integrais e ao menos cinco porções diárias de frutas ou verduras;
• Redução de bebida alcoólica (a combinação de um consumo excessivo de etanol e ácidos graxos saturados potencializa a elevação da trigliceridemia);
• Redução do consumo de açúcares na dieta;
• Suplementos de óleo de peixe contendo ácidos graxos (EPA e DHA) em concentração ≥ 3 g ao dia podem reduzir as concentrações de triglicerídeos (TG).
Peça orientação ao seu médico ou nutricionista.
Procure um educador físico para orientações sobre exercícios, que são muito importantes para a manutenção da saúde em todas as idades.
Procure seu médico para orientações sobre os níveis ideais de HDL, LDL e triglicerídeos em seus exames.
FONTE:
ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZ BRASILEIRA DE DISLIPIDEMIAS E PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE. Arq Bras Cardiol. V. 109, Nº 2, Supl. 1, Agosto 2017.
Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2017/02_DIRETRIZ_DE_DISLIPIDEMIAS.pdf.
Acesso em: 05/08/2021
Colaboração: Geisa Carla Franceschini, nutricionista e técnica de Educação em Saúde do Sesc Brusque.
0 Comentários