Grandes quantidades de alimentos são desperdiçadas, às vezes porque simplesmente não sabemos como encaminhá-los a quem precisa. E no preparo de refeições, descartamos muitas partes dos alimentos que podem ser consumidas, e que muitas vezes contêm mais nutrientes do que aquelas que utilizamos. Podemos mudar essa história? A nutricionista do Mesa Brasil Sesc São José, Jéssica Müller nos ajuda nessa tarefa.
Assim, tanto o melhor aproveitamento integral de alimentos em casa como a distribuição desses excedentes são fatores essenciais para o combate ao desperdício alimentar. Atualmente aproximadamente 1/3 de tudo o que é produzido acaba sendo descartado. Maior parte (cerca de 80 a 90%) desse desperdício acontece ao longo da cadeia produtiva, desde o plantio, colheita, manuseio, transporte, comércio e distribuição. Em todas essas etapas contamos com o programa Mesa Brasil Sesc em todo o território nacional para minimizar esse desperdício e repassar os alimentos que ainda forem aptos para consumo para pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.
Até mesmo aqueles 10% de desperdício, que acontecem em nossas casas deve ser reduzido ao máximo! Há diversos motivos pelos quais o desperdício acontece, como: falta de planejamento na compra, manipulação e armazenamento inadequados dos alimentos, entre outros.
Há algumas partes de alimentos que podemos aproveitar e a maioria das pessoas desconhece: cascas, talos, folhas externas e sementes, por exemplo. Normalmente essas partes não convencionais são bastante nutritivas (muitas vezes mais nutritivas do que as partes convencionais), com mais fibras e tão saborosas quanto. Além disso, também podemos aproveitar e reinventar nossos alimentos em nossas casas, deixando-os mais saborosos, nutritivos e podendo consumi-los novamente com outros sabores e preparações.
Confira algumas dicas de aproveitamento integral de alimentos, que a nutricionista do Mesa Brasil Sesc de São José, Jéssica Müller nos passou:
O que podemos fazer com as cascas dos alimentos?
O que podemos fazer com talos?
O que podemos fazer com as sobras?
Que tal testar nossas habilidades culinárias e experimentar novos sabores? Com essas dicas o que você não pode mais fazer é continuar desperdiçando alimentos!
Mesa Brasil Sesc
O programa Mesa Brasil é um projeto do Sesc que há 18 anos atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos em Santa Catarina. Dentro deste projeto, o Dia D é uma grande ação, que tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para distribuir em instituições sociais cadastradas nas cinco cidades onde o Mesa Brasil Sesc tem sede, e assim disseminar a cultura da solidariedade que faz parte da rede.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e é certificado pela Global Foodbanking Network. O Mesa Brasil Sesc está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
De janeiro a dezembro de 2020, as cinco sedes do programa Mesa Brasil em SC distribuíram juntas 2.853.193 Kg de alimentos para 540 instituições sociais em 60 cidades catarinenses, e desenvolveram 192 ações educativas.
Colaboração: Jéssica Müller, nutricionista do Mesa Brasil Sesc São José.
0 Comentários