Dobradinha: experimente esse delicioso prato da culinária portuguesa


06/04/2021 - Atualizado em 14/05/2021 - 10071 visualizações

Você conhece a nossa linha de congelados? Lançada pelo Sesc Santa Catarina em 2020, a ideia se mostrou uma ótima opção de comida caseira, para quem busca uma alimentação segura, saudável, prática e saborosa, para consumir aonde quiser.

Com uma variedade de 34 pratos, nas linhas Forno, Leve, Molho, Sopas e Cremes e Especiais, e valores acessíveis, a partir de R$ 10,00, os congelados são uma boa alternativa para quem tem uma agenda apertada, ou simplesmente quer dar um tempo da cozinha.

Os produtos são elaborados a partir de ingredientes nutritivos, vegetais frescos, grãos integrais e proteínas de boa qualidade. Toda a preparação é supervisionada por nutricionistas, com rigorosos protocolos de segurança alimentar, alinhada à missão do Restaurante Sesc de estimular a adoção de práticas alimentares saudáveis.

Vale a pena experimentar!

Dobradinha, uma refeição da Linha "Especiais", que você pode ter sempre à mão, por apenas R$ 14,00.

Esse é um prato para um almoço, jantar ou mesmo para um momento especial, que com quinze minutos de aquecimento no micro-ondas está pronta para saborear.

Sua composição é livre de glúten e lactose, não contém conservantes. 

Os ingredientes deste prato são: bucho bovino, feijão branco, tomate, linguiça calabresa, bacon, batata inglesa, vinagre de vinho branco, colorau, alho, cebola, louro, sal, azeite de oliva, pimenta do reino e salsinha.

A “dobrada” ou “dobradinha” é um prato tradicional da cozinha do Norte de Portugal que se tornou muito popular em diversas regiões Brasil, tendo como ingrediente principal o bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos.

Na cidade do Porto e na região circundante (Portugal), a dobrada é conhecida como tripas, sendo o prato mais conhecido designado por “tripas à moda do Porto”. O gentílico tripeiro, que designa um habitante da cidade do Porto, é derivado precisamente deste prato ancestral.

O bucho bovino como ingrediente principal confere ao prato teor proteico semelhante ao de carnes nobres, acompanhado do feijão branco e batata fornecem carboidratos, ferro, fibras, fósforo, potássio, magnésio, folato, selênio e vitaminas do complexo B. A calabresa traz o sabor defumado e picante característicos do prato, complementado com o uso de condimentos como alho, cebola, louro, pimenta do reino, salsinha e azeite de oliva, resulta em um prato nutritivo e saboroso.

A dobradinha é uma excelente opção de almoço, jantar cotidiano, ou mesmo para um momento especial, que pode ser harmonizado com vinhos tintos com boa expressão do lado frutado.

E para os apreciadores de uma boa leitura, o prato é tema do célebre poema de Fernando Pessoa:

Dobrada à moda do Porto

Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,
Serviram-me o amor como dobrada fria.
Disse delicadamente ao missionário da cozinha
Que a preferia quente,
Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria.

Impacientaram-se comigo.
Nunca se pode ter razão, nem num restaurante.
Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta,
E vim passear para toda a rua.

Quem sabe o que isto quer dizer?
Eu não sei, e foi comigo...

(Sei muito bem que na infância de toda a gente houve um jardim,
Particular ou público, ou do vizinho.
Sei muito bem que brincarmos era o dono dele.
E que a tristeza é de hoje).

Sei isso muitas vezes,
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram
Dobrada à moda do Porto fria?
Não é prato que se possa comer frio,
Mas trouxeram-mo frio.
Não me queixei, mas estava frio,
Nunca se pode comer frio, mas veio frio.

Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993). - 310.

Gostou? Clique aqui para encontrar todas as informações sobre os congelados, como pratos disponíveis, valores e pontos de venda.

Fique por dentro


Para que você possa conhecer melhor cada prato, como são preparados e os componentes nutricionais, vamos apresentá-los em vários posts aqui no Blog Sesc-SC. Dessa forma, é possível planejar as refeições e escolher quais itens não podem faltar no seu freezer.

Veja abaixo sobre o que já falamos:

Os congelados estão disponíveis nas Unidades da Grande Florianópolis - Sesc Prainha (Florianópolis), Sesc Estreito (Florianópolis), Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis), Sesc Ingleses (Florianópolis), Sesc Palhoça, Sesc São José -, Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Laguna, Jaraguá do Sul e Joinville.

Para a região do Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, os pratos também podem ser pedidos pelo aplicativo iFood.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .