Nesta segunda-feira (25/10) foram comemoradas duas datas importantes: o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista. As datas têm como intuito conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal, capaz de prevenir várias doenças. Além disso, exalta o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana, tratando desde cáries a problemas mais graves.
Orientações de higiene bucal
Para celebrar com conscientização e prevenção, as áreas de Saúde e Educação do Sesc Santa Catarina realizaram ações em conjunto nas Escolas da sua Rede de Ensino. Os alunos das turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil receberam orientações de higiene bucal e trabalharam a temática em sala de aula.
Autonomia no cuidado com o corpo
De acordo com a dentista Adriana Lacotís, responsável pelas atividades Saúde Bucal, Cuidado Terapêutico e Unidades Móveis de Saúde do Sesc-SC, “o objetivo é reforçar a importância da escovação, uma vez que crianças dessa faixa etária iniciam sua autonomia com os cuidados de higiene do próprio corpo”.
Conteúdos abordados durante as atividades:
- A importância da escovação;
- Tipos de escova (opção pela escova de cerdas macias);
- Movimentação das mãos para que o trabalho das cerdas seja efetivo;
- Quantidade adequada de pasta de dente a ser usada na escovação;
- É aconselhável engolir a pasta de dente?
- Função, importância e, modo de uso do fio dental;
- O que são cáries, como evitá-las e tratá-las;
- Como saber se a escovação foi feita de forma eficiente;
- Influência da alimentação na saúde bucal;
- Visita regular ao dentista;
- Sangramento da gengiva (Gengivite).
Em sala de aula, os alunos registraram o que aprenderam em desenhos e os trabalhos foram expostos nas dependências das escolas.
A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
0 Comentários