Especialistas trazem importantes esclarecimentos sobre a vacinação contra a Covid-19


11/03/2021 - Atualizado em 12/03/2021 - 824 visualizações

Vacinas são consideradas a principal estratégia de saúde pública, oferecendo tanto prevenção como promoção à saúde. A afirmação é do presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), dr. Juarez Cunha, instituição parceira do Sesc na campanha #Todomundovacinado.

Para trazer mais esclarecimentos sobre a vacinação contra a Covid-19, como o motivo de haver grupos prioritários, a eficácia da vacina e casos em que ela não é recomendada, ele e a dra. Isabella Ballalai, vice-presidente da SBim, participam de uma programação on-line que estreia na próxima quarta-feira, dia 17/03, às 16h, no Youtube Sesc Brasil.

O vídeo, que ficará disponível na plataforma, foi produzido a partir das principais dúvidas do público idoso, primeira parcela da população a receber a vacina no país. Cunha e Ballalai abordam de forma objetiva e direta questões como quem pode se vacinar, eficácia da vacina, possíveis impedimentos à imunização, informações falsas e como proceder após estar imunizado.

Ao se vacinar, você se protege e a todos a sua volta

Vacinas são utilizadas desde o século XVIII como forma de prevenir doenças. Por conta de vacinações em massa, males como a poliomielite, o tétano, o sarampo, a febre amarela, entre outros, foram controlados e deixaram de assombrar a população. Agora chegou a vez da Covid-19. Provocada pelo novo coronavírus, a doença que vem desafiando o mundo desde o ano passado tem agora mais uma frente de combate com a descoberta de vacinas, que aos poucos nos possibilitarão o retorno à rotina de encontros e abraços.

Mas para que a estratégia de prevenção funcione, é necessária a participação de toda a população. Mais do que uma proteção individual, a vacina atua no coletivo. Quando um número representativo de pessoas é imunizada, obtém-se o chamado efeito rebanho, ou imunidade coletiva. Isso quer dizer que as doenças não podem se espalhar facilmente de pessoa para pessoa porqu a maioria está imune. Assim, proporciona uma camada de proteção, mesmo para aqueles que não podem ser vacinados.

Ainda são muitas as dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Para ajudar, o Sesc Brasil reuniu algumas informações, seguindo orientações de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Imunização e a OMS. Clique aqui para conferir.

Agende-se para acompanhar a programação on-line no YouTube Sesc Brasil e esclarecer todas as dúvidas!



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .