Ações do Projeto de Saúde Sexual e Reprodutiva são promovidas em Laguna
De maio a outubro, o Sesc Laguna promoveu o Projeto de Saúde Sexual e Reprodutiva (PSSR) com estudantes da Escola de Educação Básica Saul Ulysséa. Ao todo, foram 36 horas de curso, com oficinas e rodas de conversas sobre sexualidade ministradas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
Além das ações educativas, a iniciativa tem como objetivo dar mais acesso a informações e apoio para os estudantes que estão se aproximando da idade da tomada de decisões importantes sobre a vida de forma geral, assim como relacionamentos, contracepção e saúde sexual.
O projeto teve, ainda, a parceira do programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da prefeitura de Laguna que promoveu vivências, debates com enfermeiras que responderam dúvidas relacionadas ao tema.
Ao final do projeto, os participantes do PSSR tiveram que apresentar para os outros estudantes do Ensino Médio o resultado do processo de ensino-aprendizagem. Foi um momento lúdico, didático e com o uso de recursos digitais para tornar o tema mais compreensível a todos os alunos, com a proposta de trabalhar a educação sexual, rompendo barreiras, quebrar tabus e preconceitos.
Projeto de Saúde Sexual e Reprodutiva
Projeto que visa contribuir para a promoção da saúde sexual e reprodutiva com ênfase na prevenção as IST/HIV entre estudantes da rede pública, por meio da realização de uma formação dentro da metodologia de Educação entre Pares. Os jovens são habilitados a serem multiplicadores promotores em saúde sexual e reprodutiva, se tornando protagonistas das ações. Uma vez habilitados, estes jovens disseminam informações entre seus pares, alcançando um número maior de jovens conscientes e conectados em prevenção e valorização de seus direitos.
O projeto é realizado em Brusque, Florianópolis (Sesc Prainha), Chapecó, Tubarão e Laguna.
0 Comentários