O cheirinho do feijão borbulhando com deliciosos pedaços de carne seca, costelinha suína defumada, linguiça calabresa, paio, bacon, temperados com alho, cebola, louro, sal, azeite de oliva, pimenta do reino e salsinha já está no ar.
Os acompanhamentos também merecem destaque: Laranja, Vinagrete, Farofa de ovo, Couve manteiga refogada, Banana à milanesa/assada e vale a pena experimentar a abóbora caramelizada...hummmmm.
Um dos pratos mais tradicionais da culinária nacional, a feijoada foi incluída no cardápio semanal dos nossos restaurantes espalhados por todo o estado. Se você também ama essa, que é uma das iguarias preferidas dos brasileiros, precisa almoçar com a gente. Todos os nosso restaurantes, inclusive os da nossa rede hoteleira (Hotel Sesc Blumenau, Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis) e Pousada Rural sesc Lages) são abertos ao público em geral.
Nas unidades do Sesc em Laguna; Palhoça; Jaraguá do Sul e Florianópolis (Estreito e Prainha) a feijoada é servida às sextas-feiras. E nos restaurantes de todas as demais cidades, todos podem se deliciar com o prato aos sábados.
A feijoada começa a ser preparada um dia antes de ser servida, cozinhando cada item na medida certa para deixar o prato ainda mais saboroso. O nutricionista do Sesc, Leonardo Surna, explica que o prato é complexo, já que demanda tempo e cuidado no preparo. "Sua identidade é um sabor marcante e característico devido o processo de cozimento de carnes e embutidos dentro do caldo do feijão", destaca.Feijão é saúde
A importância do feijão na alimentação brasileira perpassa a história, os benefícios nutricionais são os mais variados, é uma leguminosa com grande quantidade de nutrientes importantes para uma vida saudável. Possui proteínas ricas em lisina, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio e fibras, que atuam diretamente para o bom funcionamento do intestino, e no controle dos níveis de colesterol e glicose do sangue.
Origem do prato
A feijoada, assim como a maioria dos pratos de culinária típica brasileira, possui diversas histórias de origem, uma delas é sobre os bandeirantes de São Paulo e os vaqueiros da Bahia e de Pernambuco que contribuíram para disseminar pelo Brasil o hábito de comer feijão.
Nas andanças pelo interior, eles costumavam levar feijão, carne-seca e farinha de mandioca, esses alimentos demoravam a se estragar e podiam ser preparados facilmente.
Pelo caminho, esses exploradores paravam para descansar e plantar feijão. Na volta, meses depois, faziam a colheita e garantiam a alimentação da viagem: o feijão com as carnes salgadas e secas, mais a farofa feita com a farinha.
Preferência Nacional
A feijoada é um dos pratos mais conhecidos do Brasil, apreciada não só pelos brasileiros, mas por muitos estrangeiros que visitam o país. Ela foi eternizada nos versos do poetinha Um pequeno trecho do poema “Feijoada à minha moda”, de Vinicius de Moraes, relata um pouco sobre o longo preparo do prato:
Uma vez cozido o feijão (Umas quatro horas, fogo médio)
Nós, bocejando o nosso tédio, nos chegaremos ao fogão (...)
Que prazer mais um corpo pede, após comido um tal feijão?
Evidentemente uma rede...e um gato para passar a mão…
Feijoada na sexta-feira
Feijoada no sábado
Restaurante Sesc Estreito; Laguna; Palhoça; Jaraguá do Sul e Prainha
Araranguá; Balneário Camboriu; Brusque; Concórdia; Itajaí; Joinville; São Joaquim; Tubarão; Hotéis Cacupé, Blumenau e Pousada Rural Sesc Lages
0 Comentários