A população feminina de Biguaçu, na Grande Florianópolis, e de Planalto Alegre, no Oeste catarinense, pode realizar exames gratuitos de mamografia e citopalógico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino), nas unidades móveis do Sesc Saúde Mulher, instaladas nos municípios. Em Planalto Alegre, o projeto atende também as mulheres de Nova Itaberaba, Caxambu do Sul e São Carlos, com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde.
Para marcar o início do atendimento nesta semana, foram realizadas cerimônias de inauguração em cada cidade, com as presenças de autoridades, gestores do Sesc, equipes do projeto e comunidade.
Atendimento
Em Biguaçu a Unidade fica até 10 de abril, no estacionamento da Secretaria de Saúde (anexo Policlínica), na Rua Emídio Amorim Veríssimo, 114 – Praia João Rosa. A previsão é de realizar 1.100 mamografias e 1.100 papanicolaus, além das ações em educação em saúde. Os exames são agendados previamente nas Unidades Básicas de Saúde de Biguaçu.Em Planalto Alegre, o projeto está na Rua 09 de julho, 274, no centro (ao lado do Posto de Saúde) e atenderá conforme o seguinte cronograma: Nova Itaberaba, de 10 de fevereiro a 03 de março; Caxambu do Sul, de 04 a 25 de março; Planalto Alegre, de 26 de março a 03 de abril; e São Carlos: de 04 a 10 de abril. Os exames são agendados previamente na Secretaria de Saúde dos municípios. A estimativa é realizar no mínimo total 1.100 mamografias, 1.100 papanicolaus e em torno de 2.000 atendimentos em educação em saúde.
Sesc Saúde Mulher: Rastreamento do câncer feminino
Iniciativa pioneira no país, o Sesc Saúde Mulher promove a saúde do público feminino, em 20 Unidades Móveis que percorrem o país – duas delas em Santa Catarina. O projeto itinerante leva ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. São realizados até 32 exames papanicolau e 32 mamografias todos os dias.
“O projeto é uma resposta estratégica devido à elevada incidência de câncer de mama e colo do útero no país. Prevenção aliada ao trabalho educativo são elementos essenciais para evitar doenças e trazer uma boa qualidade de vida”, destaca a gerente de Saúde e Assistência do Sesc, Jéssica da Luz Pereira Pucci.
+ Informações
O Sesc Saúde Mulher percorre o Estado com ações gratuitas de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero. Em 2019 nossas duas unidades móveis atenderam 12 municípios catarinenses, com 5.616 mamografias, 5.350 papanicolaus e 569 ações educativas, atingindo um público de 15.836 pessoas.
O projeto contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 3 (Saúde e bem-estar) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Clique aqui para mais informações sobre a atuação do Sesc para o alcance dos desafios globais da Agenda 2030.
0 Comentários