Janeiro Branco no Sesc-SC reforça a importância da saúde mental

Ações durante o primeiro mês do ano foram realizadas em diversas Unidades


07/02/2025 - Atualizado em 07/02/2025 - 221 visualizações

Janeiro Branco foi realizado nas Unidades do Sesc-SC 

Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é “o estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com sua comunidade”. Com esse propósito, o Sesc Santa Catarina promoveu, em diversas Unidades, a campanha Janeiro Branco, com ações e iniciativas voltadas à conscientização sobre a importância da saúde mental.

O mês de janeiro foi escolhido para essa campanha por marcar o início de um novo ciclo, período em que muitas pessoas estabelecem metas e resoluções para o ano que se inicia. A cor branca, símbolo do Janeiro Branco, representa uma página em branco: um convite ao recomeço, à elaboração de novos planos e à reflexão sobre mudanças necessárias no estilo de vida.

No Sesc-SC, as Unidades promoveram diversas atividades, como rodas de conversa, palestras, exercícios físicos, apresentação dos serviços de psicologia do Sesc e intervenções com o público.

O cenário da saúde mental no mundo

De acordo com a OMS, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum transtorno mental, o que faz da saúde mental uma das principais preocupações globais. Os transtornos de ansiedade e depressão são os mais prevalentes, afetando milhões de pessoas de diferentes idades, culturas e contextos socioeconômicos. A pandemia de COVID-19 agravou ainda mais esse cenário, resultando em um aumento superior a 25% nos casos de ansiedade e depressão em todo o mundo.

Na América Latina, o Brasil lidera os índices de transtornos de ansiedade no mundo e também apresenta a maior prevalência de depressão na região, conforme levantamento da OMS divulgado em 2019. Diante desse quadro, campanhas como o Janeiro Branco e outras iniciativas de conscientização são fundamentais para alertar sobre a necessidade de tratar a saúde mental como uma prioridade de saúde pública.

“O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”

Este foi o tema da campanha Janeiro Branco 2025, propondo uma reflexão sobre o que indivíduos e instituições podem fazer, hoje e sempre, pela saúde mental. Segundo o Instituto Janeiro Branco, a iniciativa não apenas busca sensibilizar a sociedade, mas também oferece ferramentas práticas para que todos adotem uma postura preventiva, planejada e responsável em relação ao bem-estar emocional.

O Instituto Janeiro Branco sugere algumas práticas que contribuem para o equilíbrio mental e emocional:

  • Prática de atividades físicas: movimentar-se regularmente ajuda a aliviar o estresse, fortalecer o corpo e melhorar o humor;
  • Sono de qualidade: dormir bem é essencial para o equilíbrio emocional e mental. O sono reparador é a base de uma mente saudável;
  • Alimentação balanceada: uma dieta equilibrada e nutritiva promove a saúde do corpo e da mente, prevenindo oscilações de humor e estresse excessivo;
  • Autoconhecimento e autonomia: investir no autoconhecimento, fortalecer a autoestima e buscar autonomia ajudam a construir uma vida mais confiante e autêntica;
  •  Hobbies terapêuticos: atividades que trazem prazer e relaxamento reduzem o estresse e aumentam a sensação de satisfação;
  •  Conexão com a natureza: estar em contato com o meio ambiente proporciona bem-estar e promove a sensação de equilíbrio;
  • Gentileza e tolerância Praticar atitudes positivas e conscientes favorece a saúde mental coletiva;
  • Apoio profissional: buscar ajuda de profissionais de saúde mental quando necessário é um ato de coragem e responsabilidade;
  • Relações respeitosas: construir conexões baseadas no respeito fortalece os laços sociais e protege a saúde mental;
  • Exercício dos direitos: conhecer e exercer os próprios direitos contribui para uma sociedade mais justa e segura;
  • Qualidade de vida coletiva: cuidar não apenas do próprio bem-estar, mas também do bem-estar dos outros, fortalece a convivência harmoniosa;
  • Políticas públicas efetivas : apoiar e incentivar políticas públicas que promovam a saúde mental é essencial para uma sociedade mais saudável.

O compromisso do Sesc-SC com a saúde mental

O Sesc Santa Catarina reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar integral dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. Na área da Saúde, a instituição oferece atendimento psicológico em um consultório privativo, confortável e acolhedor. O processo terapêutico proporciona transformações profundas, auxiliando no enfrentamento de desafios do cotidiano e na promoção da qualidade de vida.

Pisicologia Clínica

Nossos atendimentos são individuais, em sessões de 50 minutos, garantindo um espaço seguro para seu bem-estar. O Serviço de Psicologia do Sesc abrange uma ampla gama de áreas de atuação: 

 - Intervenção psicológica com crianças, adolescentes, adultos e idosos;
 - Psicoterapia individual;
 - Grupos de promoção de saúde mental;
 - Orientação parental e familiar.

Clique aqui e saiba mais

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

Janeiro Branco 2025 no Sesc-SC

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .