Mesa Brasil Sesc organiza estratégia de prevenção ao suicídio com 50 organizações parceiras


21/09/2022 - Atualizado em 23/09/2022 - 708 visualizações

O Programa Mesa Brasil Sesc de Joinville reuniu representantes de 50 instituições sociais para alinhar estratégias de prevenção ao suicídio junto ao públicos assistidos. As entidades apoiam centenas de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica que, muitas vezes, não têm acesso a informações qualificadas para reconhecer e lidar com a questão. 

O evento faz parte da programação da Campanha Setembro Amarelo, um movimento mundial de alerta para o problema. “O intuito é que todos os que estiveram presentes, repliquem as orientações e assim alcançaremos um número ainda maior de pessoas com uma melhor compreensão sobre o tema, que ainda é cercado de tabus”, explica O Técnico em Saúde do Sesc, Josué Rubens Kleinhempl. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos em todo o mundo - número maior que o de pessoas que morrem por AIDS ou malária. Na maioria das vezes, os casos estão relacionados a pessoas com doenças mentais como depressão e transtorno bipolar, que não receberam tratamento adequado. 

A Técnica de Enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial de Joinville (CAPS II), Viviane Czarnobay falou sobre os problemas psíquicos, conexões do sistema nervoso central, rede de atenção à saúde mental, papel da sociedade no enfrentamento à depressão, hábitos que contribuem positivamente para prevenção ao suicídio e canais de apoio e atendimento profissional do Caps II.  

A fala da profissional gerou muita interação entre os participantes com questionamentos e compartilhamentos Ao término foi servido patê de talos e folhas, geleia de abacaxi e suco, todos preparados através do conceito do aproveitamento integral (com mínimo desperdício). A ação teve a parceria do gerente Manoel Henrique Lemes Ramos, do Supermercado Angeloni, que gentilmente doou os insumos para conscientização sobre a importância do melhor aproveitamento dos alimentos.

+Ações do Sesc no Setembro Amarelo

Jaraguá do Sul

A psicóloga, Laura Comiotto Menestrina, gravou uma apresentação para permitir que todos  os colaboradores pudessem acessar o material on line e assistir a qualquer hora. Houve diálogo presencial na unidade com informações de saúde física, com o programa QualiVida e mental dentro do Setembro Amarelo..

São Miguel do Oeste

A unidade do Sesc em São Miguel do Oeste gravou um podcast com entrevista sobre formas de identificação de sinais para prevenção ao suicídio, aprofundando o debate e permitindo que o público em geral tenha acesso a informações, já que muitas pessoas em sofrimento mental reduzem a interação pública e utilizam informação digital.

Blumenau

No Sesc Blumenau, a psicóloga da unidade, Lis Karlyne Steinhorst Lauschner, conversou  com as pessoas 60+ sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Também teve reunião com os representantes de ONGs relacionadas ao Programa Mesa Brasil para dar orientações sobre como abordar o assunto com as famílias em vulnerabilidade social.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .