Unidade Móvel chega a três cidades catarinenses
A partir de 9 de outubro, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II chega a Catanduvas, no Meio-Oeste de Santa Catarina e atenderá também mulheres de outros 2 municípios: Jaborá e Água Doce. Serão oferecidos gratuitamente os serviços de mamografia digital, exame citopalógico (que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde.
A estimativa é realizar mais de 600 mamografias, 600 Citopatológicos e em torno de 1.000 atendimentos em educação em saúde, até o dia 04 de dezembro. A Unidade atenderá as mulheres com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde. Os exames são agendados previamente na Secretaria de Saúde dos municípios.
“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.
Unidade Móvel
A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame Citopatológico, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de Santa Catarina, e são realizados até 32 exames Citopatológicos e 32 mamografias por dia.
0 Comentários