Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, as Unidades Móveis OdontoSesc iniciaram atendimento em Ilhota, no Vale do Itajaí, e Cunha Porã, no Oeste catarinense. Para celebrar a chegada do projeto, foram realizados eventos de lançamento em cada cidade, com as presenças de autoridades, equipes do Sesc e comunidade. O atendimento acontece até o dia 24 de abril, em uma parceria com as prefeituras municipais.
Através de clínicas montadas em carretas, o projeto leva serviços odontológicos gratuitos e orientações em saúde para as comunidades brasileiras. O consultório conta com 4 cadeiras odontológicas e tem capacidade para 64 consultas diárias.
Procedimentos oferecidos
As consultas são agendadas após uma triagem feita pela prefeitura. Entre os procedimentos oferecidos estão clínica básica, restauração, educação em saúde bucal e profilaxia, tratamento de canal dos dentes anteriores, raspagem de tártaro e casos simples de extração de dentes de sisos. Além disso, são realizadas palestras e atividades educativas em escolas e grupos da comunidade.
Nas duas Unidades, a previsão é que sejam realizados 5.000 atendimentos, entre consultas e tratamentos odontológicos, além das ações educativas com previsão de abrangência a mais de 1.500 pessoas.
A saúde bucal é essencial para a saúde geral e a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60 a 90% das crianças e praticamente todos os adultos têm algum tipo de problema bucal. A presença destes problemas varia de região para região, sendo mais frequente naquelas onde o acesso a serviços de saúde é mais escasso.
O objetivo do OdontoSesc é levar atendimento odontológico e ações de educação em saúde bucal para cidades do interior e periferias de grandes centros.
Em Cunha Porã a unidade está na Rua Euclides da Cunha, centro, ao lado do Posto de Saúde Jardim. Em Ilhota, na Rua Angelo Tres, 257, centro, em frente à Unidade de Saúde Padre Carlos Guesser.
CLIQUE AQUI para mais informações.
+ Impacto Social
Projeto móvel com forte impacto social, o OdontoSesc cuida do sorriso de pessoas que não têm condições de pagar pelo dentista, facilitando o atendimento e multiplicando ações preventivas. Em 2019, 9.041 pessoas tiveram acesso a 19.990 consultas odontológicas gratuitas e orientações em saúde em sete municípios catarinenses visitados pelas duas unidades volantes, em parceria com as prefeituras municipais.
O projeto contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 3 (Saúde e bem-estar) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Clique aqui para mais informações sobre a atuação do Sesc para o alcance dos desafios globais da Agenda 2030.
0 Comentários