Outubro é marcado mundialmente como o mês de promoção da saúde da mulher, da conscientização sobre o câncer de mama - o tipo mais diagnosticado da doença entre as mulheres no mundo. Informação é a primeira forma de combate ao câncer de mama. Conhecer o próprio corpo, saber quais as formas de se prevenir e onde buscar ajuda são fatores essenciais para lidar com a doença. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano.
Para levar conhecimento e prevenção, o Sesc Santa Catarina promove ações gratuitas em todas as regiões do estado, como rodas de conversa, palestras, oficinas, orientações, caminhadas, entre outras programações. Confira aqui a programação na sua cidade e participe!
O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro, em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Também existem outros fatores que aumentam o risco, que é possível consultar no site do INCA: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar; e
- Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
O Sesc Santa Catarina possui duas unidades móveis do projeto itinerante Sesc Saúde Mulher, que percorrem as mais diversas localidades do estado, promovem ações educativas e realizam exames de mamografia e citopatológico, com o objetivo de rastrear as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero. As unidades oferecem equipamento de mamografia digital para rastreamento da doença, além de equipes treinadas por profissionais do Hospital do Amor de Barretos, e desde fevereiro já realizaram juntas 3.781 exames de Papanicolau e 3.565 exames de mamografia. Além de uma vida saudável, a prevenção e o autocuidado são fundamentais!
+ Outubro Rosa
Criada em 1990, nos Estados Unidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (https://ww5.komen.org/), a campanha Outubro Rosa mobiliza instituições, organizações públicas e privadas, realizando ações com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer feminino pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato.
Outubro Rosa no Sesc Santa Catarina
02/10/2019 - Atualizado em 02/10/2019 - 503 visualizações
0 Comentários