O alho (Allium sativum L.) é uma hortaliça amplamente consumida em todo o mundo, cujas propriedades benéficas são reconhecidas há mais de 5000 anos. A alicina é o composto bioativo mais comum e representa cerca de 70% dos compostos sulfurados presentes nessa hortaliça. Esses compostos exercem atividades que estimulam a função imunológica e favorecem a redução do colesterol "ruim", apresentam atividade imunoestimulante observada em diversos experimentos com os constituintes do alho (CORZO-MARTÍNEZ, 2007) e ainda, há estudos que demonstram que o alho apresenta atividades antivirais nos vírus Influenza A e B (FENWICK, 1985; HARRIS, 2001).
A cenoura é rica em fibras em fibra e vitamina A e complexo B, micronutrientes importantes para a manutenção adequada do sistema imune.
A salsinha é uma planta herbácea utilizada como tempero, rica em cálcio, vitamina C e vitaminas do complexo B.
O kefir (caso você utilize) é um leite fermentado, ácido, levemente alcoólico, produzido artesanalmente a partir da fermentação do leite pelos grãos de kefir, os quais contêm uma população estável de micro-organismos. O processo fermentativo gera uma série de compostos que conferem sabor e aroma característicos ao kefir, além de substâncias bioativas, probióticos que melhoram o perfil da microbiota intestinal, refletindo positivamente na resposta imunológica do organismo como um todo.
Fontes: https://portal.fiocruz.br/; “Compostos funcionais presentes em bulbilhos de alhos armazenados sob refrigeração, provenientes de cultivos no Brasil e na China” - Ester Yoshie Yosino da SilvaI, Celso Luiz MorettiII, Leonora Mansur MattosII disponível em http://www.scielo.br/, consulta realizada em 23/03/2020; “Farmácia não é um simples comércio, fascículo II, CRF/SP”, página 88, disponível em https://www.paho.org/, consulta realizada em 23/03/2020 e “Suplementação Funcional Magistral”, VP Editora, I edição).
Pasta de cenoura, ricota e alho
Ingredientes:
- 200g de ricota ou queijo minas
- 100ml de iogurte natural
- 1 colher de sopa de creme de leite ou maionese
- 1 cenoura média ralada
- 1 dente de alho (ou a gosto)
- Salsinha verde a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Liquidificar todos os ingredientes, exceto a salsinha. Acrescentar a salsinha picada.
Dicas: Você pode substituir o iogurte por kefir, caso você tenha em casa, aumentando ainda mais os benefícios desta preparação. A pasta pode ser usada em sanduíches, torradas, saladas, massas. As folhas (talos) da cenoura são ótimas fontes de vitamina C e cálcio e podem ser utilizadas em sucos, sopas ou pastas.
Colaboração: Letícia Nunhofer Zago, nutricionista do Mesa Brasil Sesc Santa Catarina.
Pasta de cenoura, ricota e alho: vitaminas e compostos bioativos que contribuem com o sistema imune
27/03/2020 - Atualizado em 28/03/2020 - 1022 visualizações
0 Comentários