Programa de Promoção de Saúde na Infância inicia ações em 2024
Com o início do ano letivo da Rede de Ensino Sesc-SC, as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e as avaliações antropométricas marcaram o início do Programa de Promoção de Saúde na Infância deste ano. O Programa de Promoção de Saúde na Infância (PPSI) é realizado em toda a Rede de Ensino Sesc-SC, com o objetivo de promover a sensibilização e a conscientização das crianças e de seus familiares para a mudança de hábitos alimentares, estimulando a prática regular e adequada de atividades físicas.
As avaliações antropométricas são realizadas em 27 Unidades do Sesc no estado, nos meses de março e outubro, com a participação dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e projeto Criar Sesc (contraturno escolar). Após as medições de peso, altura e as avaliações, é elaborada a classificação nutricional dos alunos e compartilhando os resultados com os responsáveis para acompanhamento nutricional e encaminhamentos nos casos necessários.
Neste ano, as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para a comunidade escolar da Educação Infantil, tem como tema central o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), incluindo os Dez Passos para Alimentação Adequada e Saudável e todos os demais aspectos abordados no documento. O GAPB é um documento oficial, publicado pelo Ministério da Saúde, com recomendações para escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis, adequadas à população brasileira, considerando aspectos relacionados à produção dos alimentos, distribuição e consumo.
O tema que norteou as ações de EAN do mês de março foi: “Começando pelo começo: comida de verdade vem da natureza”. Por meio de contações de histórias, atividades artístico-pedagógicas, jogos e oficinas culinárias, os alunos da Educação Infantil foram incentivados ao reconhecimento e valorização dos alimentos in natura e minimamente processados, como elementos fundamentais para a promoção da saúde, que fornecem grande quantidade e variedade de nutrientes.
Além disso, o consumo de arroz, feijão, milho, mandioca, batata e vários tipos de legumes, verduras e frutas tem como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local, favorecendo assim formas solidárias de viver e produzir, contribuindo para promover a biodiversidade e para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos.
Quanto mais pessoas buscarem por alimentos orgânicos e de base agroecológica, maior será o apoio que os produtores da agroecologia familiar receberão, e mais próximos estaremos de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários