Pinhão e couve-flor são destaques de junho no Sabores da Estação
Vem aí mais uma edição do Sabores da Estação nos 16 restaurantes do Sesc Santa Catarina. Em junho serão pratos que usam ingredientes típicos da estação e de forma não muito usual. No cardápio deste mês teremos opções como farofa de pinhão e cuscuz de couve-flor. São ingredientes típicos dessa época do ano, além de saborosos e saudáveis em diversos pratos.
Sabores da Estação
Todas às quintas-feiras novos pratos ficam à disposição dos clientes na hora do almoço com opções diferentes do usual. Além de refeições saborosas e nutritivas com o aproveitamento integral dos alimentos, neste mês algumas receitas surpreendem pelo modo de utilizar os ingredientes.
O projeto Sabores da Estação produz receitas com alimentos sazonais, incentiva a descoberta de novos pratos e aproveitamento integral dos ingredientes. A a nutricionista do Restaurante Sesc Tubarão, Sílvia Martins Patrício, destaca a receptividade do público.
Com a utilização completa do alimento nas receitas, incluindo partes não convencionais como cascas, talos, folhas de legumes e frutas, desperta certa curiosidade. Nosso cliente após o consumo se surpreende com o sabor e aceitação desta nova forma incluir o aproveitamento integral dos alimentos da estação.
Por Sílvia Martins Patrício
Cardápio Sabores da Estação - Junho
Farofa de pinhão - 06/06
Ingredientes:
- 1 kg de pinhão
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Primeiro leve o pinhão para cozinhar em uma panela de pressão com bastante água
temperada com sal.
Quando estiver cozido, escorra a água e descasque.
Em seguida, passe o pinhão no processador de alimentos (ou liquidificador), para
que fique bem moído. Reserve. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e frite
a cebola até dourar. Acrescente o pinhão moído, a cebolinha e a salsinha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem e deixe refogar por uns 5 minutos
sem parar de mexer. Sirva acompanhando uma carne assada ou um bom ensopado
de panela.
Rendimento: 6 porções
Cuscuz de couve-flor - 13/06
Ingredientes
- 1 couve-flor média
- 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de alcaparras
- 1 colher (sopa) de azeite
- raspas de 1 limão sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Retire e reserve as folhas e talos da couve-flor para outra preparação.
Para cortar a cabeça em floretes, vire de cabeça para baixo e vá cortando em metades,
até formar pedaços de cerca de 3 cm de diâmetro. Lave esses floretes em água
corrente e reserve.
Leve uma panela pequena com 1 litro de água ao fogo alto.
Quando ferver, junte 1
colher (chá) de sal e o vinagre. Coloque os floretes para cozinhar por apenas 2 minutos,
escorra e passe por água corrente para esfriar.
Num processador de alimentos, bata os floretes e o alho até formar uma farofa grossa.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite
e refogue a couve-flor processada por 2 minutos.
Abaixe o fogo, misture as alcaparras (sem o líquido) e deixe cozinhar por cerca de 5
minutos - a couve-flor deve ficar macia e úmida. Tempere a gosto com sal e
pimenta-do-reino moída na hora. Desligue o fogo, misture as raspas de limão.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários