Novembro Azul no Sesc-SC
Durante o mês de novembro, o Sesc Santa Catarina realizou diversas atividades em alusão ao Novembro Azul, campanha global de conscientização sobre o combate ao câncer de próstata. A programação incluiu oficinas, palestras, rodas de conversa e orientações voltadas à saúde do homem, alcançando mais de 2,2 mil pessoas. As ações integraram o projeto Conexão Saúde e ocorreram em 25 Unidades do Sesc e 3 Sesc Comunidade no estado.
Ao todo, foram promovidas 100 atividades para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. Historicamente, o público masculino realiza menos consultas e exames preventivos do que o feminino, o que pode levar a diagnósticos tardios e dificultar o tratamento de doenças, como o câncer de próstata.
O Sesc Santa Catarina, ao aderir à campanha Novembro Azul, fortalece seu compromisso com a Agenda 2030, especialmente o ODS 3: Saúde e Bem-Estar, por meio de ações de prevenção e promoção da saúde em parceria com a Rede Nacional de Saúde do Homem.
Lançamento do Manual da Saúde do Homem
Uma das iniciativas de destaque foi o lançamento do Manual da Saúde do Homem, desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Saúde do Homem. O material técnico visa combater a desinformação e oferecer orientações sobre cuidados preventivos com a saúde masculina.
O lançamento ocorreu no Sesc Balneário Camboriú, durante as atividades do Novembro Azul, e contou com a presença de Antônio Marcos de Souza, vice-presidente da Rede Nacional de Saúde do Homem, do médico João Paulo Canela, da nutricionista Joceli H. Soika e do educador físico Osni Frech Junior.
O evento proporcionou uma troca rica de experiências e apresentou uma demonstração com tecnologia de realidade virtual para ilustrar o desenvolvimento do câncer de próstata e suas formas de prevenção.
O Manual está disponível para acesso público e reforça o compromisso do Sesc Santa Catarina em promover a saúde masculina de forma informativa e acessível.
0 Comentários