Saúde e ainda mais segurança nos Restaurantes do Sesc em tempos de pandemia


02/06/2020 - Atualizado em 04/06/2020 - 800 visualizações

Toda a cadeia de alimentos é considerada uma atividade essencial nesse momento, afirma a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na pesquisa "Novos hábitos de consumo", a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) reforça que as normas de higiene e segurança do alimento em vigência no Brasil são mais rigorosas do que na Europa e nos Estados Unidos. Para o Ministério da Saúde, frequentar restaurantes pode ser menos arriscado para o contágio da Covid-19, do que supermercados, feiras livres, cinemas, elevadores, bancos, lotéricas e transportes públicos. Confira no gráfico abaixo.

   

No caso dos Restaurantes do Sesc-SC, que já seguiam as boas práticas para manipulação de alimentos, está ainda mais seguro almoçar nos locais. As medidas de segurança seguem as exigência das Portarias SES 244/2020 e SES 256/2020 e estamos com procedimentos rigorosos para a produção e distribuição de refeições no período da pandemia. 

CLIQUE AQUI para acessar post sobre a reabertura dos restaurantes e normas de segurança.

“Antes da reabertura dos estabelecimentos, elaboramos um plano de ação específico para garantir a produção de refeições seguras e evitar a disseminação do novo Coronavírus, e realizamos duas capacitações virtuais com as equipes técnicas e operacionais”, explica a gerente de Saúde e Assistência do Sesc-SC, Jéssica da Luz Prereira Pucci. No treinamento com os manipuladores de todo o Estado, foram reforçados os procedimentos recomendados nas Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e também as medidas específicas para o período de pandemia, enfatizando os requisitos de higiene pessoal e medidas de prevenção previstas nas legislações vigentes.

Nos depoimentos abaixo, os clientes contam porque se sentem seguros em almoçar no Sesc. 

Alaor Andrade Junior, cliente Restaurante Sesc Tubarão

Mesmo antes da pandemia, o restaurante do Sesc de Tubarão já era minha escolha para os almoços, levando em conta a variedade no cardápio e o cuidado na escolha dos mais diversos ingredientes utilizados na preparação das refeições, reflexo esse que é notório no sabor do que é servido aos clientes diariamente. Vindo as restrições causas pela pandemia, em contato com a responsável, sempre questionava quando o atendimento voltaria. O retorno foi com bastante precaução e muitos cuidados que viabilizassem o atendimento de forma segura, tanto para clientes, como para os próprios funcionários. Mais do que nunca o restaurante do Sesc mostrou-se uma das melhores opções, frisando a atenção da equipe em orientar os clientes, a limpeza do local, a higienização dos utensílios, adequações no cardápio. 

Paulo Henrique Cabral Amorim, cliente Restaurante Sesc Palhoça

Escolhi almoçar no Sesc pela segurança e cuidado com a comida, a preparação é acompanhada pela nutricionista, o cardápio é diversificado e balanceado. Tudo isso, com um ótimo custo-benefício e confiança.

Vivian Sueli Evald Tessarolo, cliente do Restaurante do Hotel Sesc Blumenau

 Gosto de almoçar aqui pois é próximo ao meu trabalho, gosto da comida, sinto muita segurança, ainda mais agora com todas as normas sendo obedecidas: uso do álcool gel, luvas, máscaras, vejo os atendentes sempre equipados, limpando as mesas, cadeiras e os espaços.

Gabriela Ristow Buss, cliente Restaurante Sesc Brusque

Percebi mudanças significativas, que priorizam a segurança dos usuários, como o distanciamento das mesas, a ventilação, todo o pessoal de atendimento equipado. Gostei muito das luvas descartáveis disponibilizadas para se servir no buffet. Me senti segura e fiquei satisfeita com o posicionamento do Sesc em relação às normas de segurança.

Sérgio Escaleira Júnior, cliente Restaurante Sesc Centro, Florianópolis

Há todo um cuidado com a higiene, preocupação com o cumprimento das normas de segurança, como o uso das luvas descartáveis no buffet. A alimentação é balanceada e o valor é muito junto por tudo que nos oferece. 

Natália Pastre, cliente Restaurante Sesc Concórdia

Antes da pandemia eu já frequentava o restaurante Sesc, pela qualidade e preço acessível. Agora estou em home office, mas sigo com minhas rotinas, então é mais prático vir até aqui, pegar a refeição e levar para a casa. A qualidade continua a mesma, com ainda mais segurança. Achei excepcional as normas de segurança aplicadas e vejo que o pessoal está respeitando.

Os Restaurantes Sesc no Estado estão abertos (clique aqui para conferir horários), atendendo no máximo 50% da capacidade total. São oferecidos buffet por kg, venda de marmitas servidas pelos próprios clientes e marmitas prontas take away (pegue e leve) no valor de R$15,00 a unidade, além de bebidas e sobremesas. O pagamento é feito exclusivamente com os cartões Sesc, cartão de débito e crédito conforme operação de cada Unidade. As máquinas de cartão estão cobertas com filme plástico, higienizadas a cada cliente e trocado periodicamente.

Confira algumas imagens que ilustram as nossos cuidados!



Todos os manipuladores de alimentos utilizam máscaras que são trocadas no máximo a cada duas horas.

Disponibilizamos álcool gel 70% em todos os acessos dos restaurantes.

As equipes foram orientadas a informar imediatamente caso apresentem sintomas gripais. Nesse caso, o colaborador é afastado das atividades e orientado a seguir as recomendações médicas.

Para sua saúde e segurança, e de todos que frequentam os espaços.

Realizamos o controle de acesso, limitando a 50% da capacidade de pessoas em cada local, que só podem entrar se estiverem usando máscaras.

Organizamos as filas, demarcamos o chão dos estabelecimentos, de forma a sinalizar para os clientes os locais onde devem se posicionar ao longo do acesso e do buffet, de forma a garantir o distanciamento mínimo de 1, 5m entre as pessoas

As mesas e cadeiras foram reduzidas em 50%, e os locais disponíveis para sentar estão sinalizados, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas.

Disponibilizamos álcool em gel 70% e luvas descartáveis, e nossos colaboradores orientam sobre a obrigatoriedade de utilizá-los para servirem-se em nossos buffets.

Todos os pratos, copos e bandejas são mantidos protegidos, e os talheres são protegidos com embalagem individual.

Para começar a servir-se, o cliente deve estar com a luva descartável.

Os locais de uso comum dos clientes são higienizados a cada uso.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .