Além dos exames gratuitos de mamografia e Papanicolau, para a prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, o projeto itinerante Sesc Saúde Mulher, realiza um trabalho de educação em saúde, com foco na prevenção e promoção da saúde. As ações são norteadas pelas demandas emergentes diagnosticadas frente às informações coletadas junto a comunidade.
Neste contexto, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II, que está atendendo no município de Guaraciaba até o dia 20 de setembro de 2019, realizou ação com os grupos de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e cuidadores do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS - de Guaraciaba com o tema “Saúde mulher e autoestima”.
Foi abordada a importância da prevenção e o rastreamento do câncer de mama e também de outros cânceres e doenças que acometem as mulheres, como o câncer do colo do útero e as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). As mulheres também aprenderam sobre autoestima. “Essa é a forma de se enxergar. A autoestima expressa o quanto nos respeitamos e nos queremos bem e isso é refletido nas situações em que nos colocamos e nas decisões que fazemos para nós mesmos. Então, não referimos apenas um sentimento que temos por nós mesmos. Mais que isso, falamos de pensamentos e comportamentos que temos relacionados a nós mesmos”, salienta Tatiane Masiero da Silva, Técnica de Educação em Saúde do Sesc.
Confira abaixo alguns depoimentos, após a ação desenvolvida:
Loiva Paula Tomazeli, Maria Eloá da Silva e Geni da Rosa
Foi muito boa a atividade, foi uma conversa diferente, uma coisa boa para desabafar, para contar nossas histórias, pois a gente não costuma tirar um tempo para isto. Foi bom pois a gente sempre aprende um pouco, sobre como se prevenir de tantos problemas que existem hoje em dia.Teresa dos Santos, Rosa Anschau, Lurdes Wolfart e Maria Aparecida Freies
Gostamos muito, foi muito bom fazer algo que a gente não está acostumada. Aprendemos que a gente tem que cuidar mais da gente. Não devemos esperar o problema se agravar para ir tratar, mas tem que buscar ajuda antes que o problema se agrave. A mulher não pode só pensar em trabalhar, tem que se cuidar também.Contribuição: Tatiane Masiero da Silva – Técnica de Educação em Saúde da Unidade Móvel II.
Vilma dos Santos de Souza, Tereza dos Santos, Ivone Foster, Ivone de Souza, Salete Bock
Nós gostamos muito, foi proveitoso pois a gente sempre leva alguma coisa de ensinamento para a vida, que a gente tem que se valorizar mais, fazer o exame de mamografia, se prevenir, se cuidar contra o HPV, porque pode causar o câncer do colo uterino, usar preservativo para prevenir várias doenças sexualmente transmissíveis, porque geralmente a gente confia no parceiro e não se cuida. Obrigada pela palestra, foi boa.