Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.
Para propor esse debate no estado, o Sesc Santa Catarina aproveita o mês de julho, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, para ampliar a reflexão com o tema central: “Saúde Ocular em Evidência”. As programações serão on-line, no YouTube do Sesc-SC, de 26 a 29 de julho, às 17h30, em parceria com a Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO).
Em pauta, bate-papo com especialistas sobre doenças oculares e relação com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT); saúde ocular pós-pandemia; prevenção, estética e saúde dos olhos; e oftalmologia pediátrica.
Confira a programação do “Ciclo de lives: Saúde Ocular em Evidência” do Sesc-SC
Como anda a sua saúde ocular?
A utilização de aparelhos eletrônicos aumentou consideravelmente. E você sabia que o assunto tem preocupado especialistas, que apontam que o excesso de exposição às telas pode causar danos a visão?
Principais sintomas causados pelo uso excessivo de tela para a saúde ocular:
Principais cuidados para manter a saúde ocular:
+Inf.:
Estudos recentes mostram que existe uma relação direta entre a privação social econômica e a deficiência visual e o impacto das dificuldades visuais e da cegueira no desenvolvimento econômico e social é expressivo. A perda visual tem representado consequências adversas para o indivíduo e para a sociedade.
No entanto, cerca de 80% dos casos de cegueira mundial são evitáveis, de acordo com organismos internacionais. Cuidados e técnicas básicas podem ser aplicadas, por exemplo, avaliação periódica, o quanto as pessoas enxergam (acuidade visual), seria possível reduzir a cegueira evitável e, consequentemente, diminuir também os custos sociais e econômicos a ela associados.
Atualmente, a área de Educação em Saúde do Sesc Santa Catarina, desenvolve o projeto “Ver com Saúde”, que busca contribuir para a promoção da saúde ocular e a prevenção de problemas oculares no cenário escolar. Nas ações do projeto destinadas as crianças e jovens, são realizadas: triagens de acuidade visual, encaminhamento para consultas oftalmológicas, doações de óculos, além de promover durante o ano ações educativas com os educadores, escolares e familiares.
Dia Mundial da Saúde Ocular
No dia 10 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data tem a intenção de alertar a população e os profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão e ainda uma oportunidade para chamar a atenção de todos para os desafios de acesso à saúde ocular.
Compromisso social
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do projeto "Ciclo de live: Saúde Ocular em Evidência" é a ODS 03 (Saúde e Bem-Estar).
0 Comentários