Semana de combate à dengue dispara alerta com ações integradas nas Unidades do Sesc-SC


01/06/2022 - Atualizado em 03/06/2022 - 665 visualizações

O Sesc Santa Catarina realiza entre os dias 06 e 10 de junho a “Semana Sesc Alerta: Todos contra a Dengue” para conscientizar, combater e prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

Ações fazem parte do projeto Sesc Alerta: Todos contra à Dengue, que tem como objetivo estimular nas pessoas a responsabilidade pela própria saúde e formar multiplicadores da mensagem entre as comunidades. Para isso, a Instituição promove atividades socioeducativas e informativas integradas nas cinco áreas de atuação da Instituição: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência como: palestra, debate, roda de conversa, explanação de como usar o App Menos Mosquito do Ministério da Saúde. Clique aqui e confira a programação completa de cada Unidade Sesc-SC.

Live "Entendendo o papel do mosquito Aedes aegypti na transmissão da dengue"

A programação inicia com a live: "Entendendo o Papel do mosquito Aedes aegypti na transmissão da dengue", na segunda-feira (06.06), às 15h, pelo canal YouTube Sesc-SC. A atividade contará com a participação de José Henrique Oliveira, professor do departamento de microbiologia, imunologia e parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenador da pesquisa, que busca resposta imune e metabólica de mosquitos infectados por arbovírus. A mediação será de Nicole A. Ballesteros Albornoz, analista de Programação Social, da área de Educação em Saúde do Departamento Regional Sesc-SC.

Mutirão: Aqui tu não te cria, mosquito!

Durante a semana haverá um mutirão "Aqui tu não te cria, mosquito!” nas Unidades Sesc-SC, quadras do Sesc Comunidade, no Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis), Hotel Sesc Blumenau e na Pousada Rural Sesc Lages, nas instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc.

Sobre o mosquito Aedes aegypti

O Aedes aegypti é um mosquito transmissor da dengue, do zika vírus, da febre de chikungunya e da febre amarela. Um mosquito pequeno, de apenas um centímetro de comprimento, suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Os ovos do mosquito transmissor da dengue são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, muito próximos as superfícies de água limpa, ambiente que lhes oferece melhores condições de sobrevivência, em recipientes como: latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.

O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como: bromélias, bambus e buracos em árvores. E são as fêmeas do mosquito, que uma vez infectada (podendo ser uma única vez) transmitirá o vírus por toda a vida, havendo a possibilidade de, pelo menos, parte de seus descendentes já nascerem portadores do vírus.

O corpo humano, quando infectado pelo vírus pode apresentar um quadro clínico febril agudo, que pode levar a pessoa infectada à morte. Isso porque, a dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus e há anos tem sido apontado como um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Fique atento! Venha somar esforços no combate à dengue, dissemine informação e participe da Semana Sesc Alerta.

+Sesc Alerta:


O Sesc Alerta é uma campanha educativa na área da saúde com o objetivo de orientar a população divulgando informações para a promoção da saúde e qualidade de vida. As campanhas são de interesse social, desenvolvidas em uma linguagem simples e acessível e promovem temas relevantes à sociedade.

Essas atividades buscam, também, estimular nas pessoas a responsabilidade pela própria saúde, conhecendo melhor alguns aspectos da sua saúde e assumindo que ele é o principal responsável para alcançar uma vida mais saudável.

Compromisso social

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do projeto Sesc Alerta é a ODS 03 (Saúde e Bem-Estar).

ODS 3





0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .