2126 pessoas participam do Sesc Alerta: todos contra dengue
O Sesc Santa Catarina promoveu mais uma edição do Sesc Alerta: todos contra a dengue. Diante do cenário epidêmico da doença no Estado, a instituição realizou diversas ações de prevenção e conscientização sobre a doença. As atividades receberam 2126 pessoas, em iniciativas com clientes Sesc e a comunidade em geral, alunos da Rede Sesc de Ensino, clientes do OdontoSesc, hóspedes nos três hotéis do Sesc, instituições parceiras do Programa Mesa Brasil, com parceiros como secretarias de saúde, vigilância epidemiológica, entre outros.
Entre as ações realizadas, o público pode participar de rodas de conversas, palestras, bate papo, mutirão de limpeza, e orientações com a equipe técnica sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, locais de proliferação, principais sintomas, além da importância em atitudes de prevenção.
Confira abaixo as principais ações do Sesc Alerta.
Sobre a dengue
O que é: É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada.
Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia (dor de cabeça), dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.
Prevenção: O ciclo de vida do mosquito é de, aproximadamente, sete dias. Para evitar que ele cresça e conviva entre nós, fique atento a estas informações. Elas podem salvar vidas. Vamos juntos contra o mosquito!
Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica
0 Comentários