Sesc Alerta se mobiliza para combater a dengue

Nos meses de março e abril. Sesc intensifica ações de combate ao mosquito trasmissor da doeça reforça campanha


11/04/2023 - Atualizado em 11/04/2023 - 1664 visualizações

O estado está em alerta para combater o mosquito da dengue. Por isso, o Sesc Santa Catarina mobilizou suas Unidades para uma grande campanha de prevenção e combate à dengue. Durante todo mês de abril, serão realizadas ações com a comunidade para sensbilizar 

Do dia 1º ao dia 18 de março, foram identificados 22.354 focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. 

Nos primeiros 20 dias do mês, já foram notificados mais de 14 mil casos de dengue, com 3.044 confirmações até agora. Já do chikungunya, foram 138 notificações e 8 confirmações e, embora não tenha sido confirmado nenhum caso do zika vírus, já são 51 notificações de suspeitas da doença. Subiu para 145 o número de cidades com infestação do mosquito, 17,24% a mais que o ano passado.

Diante do contexto de alerta epidemiológico no estado, houve a mobilização de diversos atores sociais: parceiros, instâncias de saúde, autoridades públicas, inicativa privadas e sociedade para uma atuação de forma intensiva e integrada nos meses de março e abril, a fim de reduzir os índices de infestação.

A equipe de Educação em Saúde do Sesc preparou uma programação especial para somar forças no combate ao mosquito da dengue: a Semana Sesc Alerta. As ações serão realizadas em várias cidades do estado entre os dias 24 e 28 de abril. Acompanhe nosso site e redes sociais para ver a programação na sua cidade.

"O Sesc entende que, para o combate à dengue, é necessário um esforço coletivo dos profissionais de saúde, gestores e população, além de parcerias institucionais que possam agregar maior alcance às ações, por isso a instituição vai atuar intensamente em sua área de atuação junto à comunidade, seus clientes e colaboradores", reforça a Gerente de Saúde do Sesc, Jéssica da Luz Pereira Pucci.


Ações internas com o público 60+, (jogos interativos e de estimulação cognitiva referente ao mosquito da dengue e vídeos educativos) Participantes dos Projetos Mente Ativa e Mundo Digital Master.   Roda de Conversa com várias atividades educativas relacionada a conscientização da campanha e Confecção da Armadilha para o Mosquito. Participantes: Alunos do MultiLab (4 anos a 13 anos) Mobilização e Conscientização através de materiais de apoio que serão impressos e também distribuídos de forma digital. Os clientes que quiserem mais informações podem entrar em contato com o técnico da atividade.  11/04 - 14 horas: Roda de Conversa sobre conscientização, mobilização e prevenção da dengue; e ensino de receita de inseticida caseiro a base de óleo de Eucalipto (A eficácia desse inseticida natural foi publicada no Journal of Medical Entomology, 42, em 2005).



Confira a programação na sua cidade

 

O ciclo de vida do mosquito é de, aproximadamente, sete dias. Para evitar que ele cresça e conviva entre nós, fique atento a estas informações. Elas podem salvar vidas.Vamos juntos contra o mosquito!  

Como combater o mosquito transmissor 

  • Caixas d’água sempre vedadas;  
  •  Bandejas de geladeira e ar condicionado sem água; 
  •  Galões e tonéis em uso bem vedados e em descarte para baixo; 
  • Poços e tambores bem vedados; 
  • Pneus sem água e em lugares cobertos; 
  • Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo; 
  • Ralos limpos e com tela;
  • Vasos sanitários sem uso fechados; 
  • Piscinas e fontes sempre tratadas; 
  • Quintal sem lixo e sem entulho;
  • Calhas totalmente limpas.

Situação no estado

Dengue


É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. 

Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. 

Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgias, artralgias (dor nas articulações), dor retro-orbital (atrás dos olhos)

Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. 

Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica


1 Comentários

Fabiana Ferreira Calixto Dos Santos

11/04/2023 Boa Noite! Excelente campanha de combate, todos nós juntos e unidos para eliminar de vez esse mosquito do nosso convívio doméstico.

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .