O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo desse movimento é aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros, crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados, adequadamente, e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina o câncer de mama é a tipologia mais letal entre mulheres segundo análise de óbitos por câncer entre 2010 e 2019.
“Nas mulheres, as três principais localizações responsáveis pelos óbitos oncológicos totalizam metade das mortes por câncer no estado neste sexo, e se referem aos cânceres de mama (16,7%), pulmão (12,6%) e os colorretais (9,3%)”, revela o Boletim.
Nas pessoas do sexo feminino, as localizações mais incidentes se referem aos tumores malignos de pele (122,6 a cada 100 mil mulheres), seguida pelo câncer de mama (93,1), tumor maligno de cólon e reto (31,8), colo do útero (26,7) e pulmão (16,8). O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
As Unidades Móveis do Sesc Saúde Mulher são compostas internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame citopatológico, sala de mamografia e banheiro.
Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. Além dos exames, são oferecidas capacitações para profissionais da saúde e agentes comunitários no rastreamento do câncer de colo de útero e de mama.
O projeto Sesc Saúde Mulher circula por todo estado levando informação e permitindo que centenas de mulheres tenham a possibilidade de realizar exames importantes na detecção do câncer.
Sistema de Rastreamento:
Para a mamografia de rastreamento, mulheres assintomáticas, com idade entre 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. Para o exame citopatológico, mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram ou tem atividade sexual.
Os horários são marcados nas Unidades Básicas de Saúde e, nos casos em que é verificada a presença de sinais de câncer, as pacientes são encaminhadas para a rede de assistência em saúde correspondente da sua região.
Acompanhe os canais de comunicação do Sesc para saber sobre os locais de atendimento. A partir do dia 13 de fevereiro, o caminhão do Sesc Saúde Mulher atenderá pacientes das comunidades de Urubici e Bom Jardim da Serra.
0 Comentários