Mulheres de três municípios do Alto Vale do Itajaí terão acesso gratuito a exames de mamografia e papanicolau, neste segundo semestre de 2019, através do projeto itinerante Sesc Saúde Mulher. A Unidade Móvel 1 ficará instalada em Trombudo Central de 07 de outubro a 06 de dezembro, atendendo de 07 a 25 de outubro a população feminina da cidade; de 28/10 a 08/11 as mulheres de Atalanta; e de 11/11 a 06/12, de Agrolândia. Os exames são agendados previamente nas Unidades Básicas de Saúde das cidades e as prefeituras de Atalanta e Agrolândia disponibilizarão gratuitamente transporte até Trombudo Central.
As cidades serão atendidas em regime de consórcio, o que possibilita aos municípios que não possuem população miníma para receber o projeto exclusivamente, a também poderem ofertar os serviços de saúde do Sesc à sua população. Para cada uma das cidades haverá uma solenidade de lançamento.
Em Trombudo Central, será no dia 09/10, às 13h30, no Auditório da Prefeitura (Praça Arthur Siewerdt, 01 - Centro). A estimativa é de realizar 367 mamografias, 367 preventivos e atender 567 pessoas nas ações de Educação em Saúde.
Na cidade de Atalanta, a solenidade acontece no dia 30/10, às 13h30, na Câmara de Vereadores (Rua Dr. Ernesto Beck, 669 - Centro). A previsão é de realizar 239 mamografias, 239 preventivos e atender 378 pessoas nas ações de Educação em Saúde.
Em Agrolândia, o evento está marcado para 13/11, às 13h30, no Auditório da Unidade Básica de Saúde Central (Rua Nereu Ramos, 107 - Centro). A estimativa é de realizar 448 mamografias, 448 preventivos e atender 756 pessoas nas ações de Educação em Saúde.
“A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher se traduz na essência da interiorização da missão do Sesc, que é cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população. Com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no Estado e contribuímos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres catarinenses”, afirma Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Programação Social do Sesc Santa Catarina.
“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica..
Sobre o Sesc Saúde Mulher
A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. São realizados até 32 exames papanicolau e 32 mamografias todos os dias.
CLIQUE AQUI para mais informações.
0 Comentários