Sesc Saúde Mulher atenderá os municípios de Caxambu do Sul, Nova Itaberaba, Planalto Alegre e São Carlos, a partir de fevereiro


11/12/2019 - Atualizado em 11/12/2019 - 508 visualizações

Mulheres de quatro municípios do Oeste catarinense terão acesso gratuito a exames de mamografia e papanicolau, de 10 de fevereiro a 10 de abril de 2020, através do projeto itinerante Sesc Saúde Mulher. A Unidade Móvel II ficará instalada em Planalto Alegre, atendendo também a população feminina das cidades de Nova Itaberaba, Caxambu do Sul e São Carlos. A solenidade de lançamento acontece no dia 10 de fevereiro, às 14h, na Rua 09 de julho, 274, no centro de Planalto Alegre (ao lado do Posto de Saúde) e contará com a presença de autoridades, imprensa e da comunidade.

Os municípios serão atendidos conforme o seguinte cronograma: Nova Itaberaba, de 10 de fevereiro a 03 de março; Caxambu do Sul, de 04 a 25 de março; Planalto Alegre, de 26 de março a 03 de abril; e São Carlos: de 04 a 10 de abril. A Unidade atenderá de segunda a sexta-feira, as mulheres com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde. Os exames são agendados previamente na Secretaria de Saúde dos municípios. A estimativa é realizar no mínimo total 1.200 mamografias, 1.200 papanicolaus e em torno de 2.000 atendimentos em educação em saúde.

“A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher se traduz na essência da interiorização da missão do Sesc, que é cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população. Com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no Estado e contribuímos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres catarinenses”, afirma Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Programação Social do Sesc Santa Catarina.

“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.

+ Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.

A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. São realizados até 32 exames papanicolau e 32 mamografias todos os dias.

CLIQUE AQUI para mais informações. 



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .