No dia 16 de novembro, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II chegou a Ipumirim, cidade do Oeste catarinense com aproximadamente 7.244 habitantes. O projeto atenderá em regime de consórcio mulheres de outros três municípios: Arabutã, Irani e Lindóia do Sul.
A inauguração contou com a presença de autoridades, equipe do Sesc e comunidade em geral. No ato foi ressaltada a importância do Projeto Saúde Mulher no município de Ipumirim pelo prefeito Hilario Reffatti.
Esse projeto é muito importante porque mobiliza muitas mulheres a fazerem seus exames e divulgar para as conhecidas gerando interesse em todas."
Eduarda Gonçalves, auxiliar administrativo de Ipumirim
A unidade fica em Ipumirim até o dia 30 de janeiro, na Avenida Assis Brasil, 401. No local, o Sesc oferece gratuitamente mamografia digital, exame citopalógico (que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde. A estimativa é realizar mais de mil mamografias, mil papanicolaus e em torno de mil atendimentos em educação em saúde.
Mulheres com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde podem agendar os exames previamente na Secretaria de Saúde dos municípios.
Muito importante este projeto para nós mulheres que fazemos preventivo e mamografia pois precisamos nos cuidar. Muito interessante a flexibilidade de horários. Um ótimo atendimento".
Paciente Márcia Gonçalves
Atenção à saúde da mulher, ações de educação em saúde, assistência e diagnóstico
“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc em Santa Catarina.
“Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.
Colaboração: Jéssica Sanielly da Silva Pereira, Técnica de Atividades de Educação em Saúde do Sesc Concórdia.
>>> Para mais informações acesse: www.sesc-sc.com.br/unidades-moveis/sesc-saude-mulher
Agenda 2030
O Sesc Saúde Mulher é um projeto que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Instituição é signatária do Movimentos Nacional ODS Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. Neste caso são os números três (Saúde e bem-estar) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários