A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II, coordenada pelo Sesc Concórdia, está em Catanduvas, no Oeste catarinense, onde atenderá também mulheres das cidades de Jaborá, Água Doce e Vargem Bonita. O projeto ininerante oferece acesso gratuito à mamografia digital, exame citopalógico (que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde.
A solenidade de lançamento acontece no dia 19 de setembro (segunda-feira), às 10h, no Parque Linear, na Avenida Coronel Rupp, ao lado do Centro de Saúde e contará com a presença de autoridades, imprensa e da comunidade. O projeto fica no município até 04 de novembro, com a previsão de realizar mais de 400 mamografias, 400 exames citopatológicos e em torno de 2 mil atendimentos em educação em saúde.
A Unidade atenderá de segunda a sexta-feira, as mulheres com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde. Os exames são agendados previamente na Secretaria de Saúde dos municípios.
O Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
Em Santa Catarina, a Unidade Móvel começou a circular em 2016, com uma pausa durante a pandemia. A partir de setembro de 2022 o projeto está volta para cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população, contribuindo para a detecção precoce de várias doenças.
“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.
+ Sesc Saúde Mulher
A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame citopatológico, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. Durante o período de atendimento são realizados até 22 exames citopatológicos e 22 mamografias por dia.
Agenda 2030
O Sesc Saúde Mulher é um projeto que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Instituição é signatária do Movimentos Nacional ODS Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. Neste caso são os números três (Saúde e bem-estar) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários