Estamos em pleno Outubro Rosa, um mês dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Neste período, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer feminino pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.
Diante de dados alarmantes, a melhor medida continua sendo a prevenção!
Projeto pioneiro promove exames gratuitos
Iniciativa inédita no país, o Sesc Saúde Mulher é uma resposta estratégica à elevada incidência de câncer de mama e colo do útero no país. Pelo projeto itinerante, o Sesc promove o acesso gratuito a exames de prevenção através de 20 unidades móveis que percorrem o país – duas delas alocadas em Santa Catarina. Mulheres moradoras de pequenas cidades podem realizar mamografia digital e papanicolau (citopatológico), além de participar de diversas ações educativas para a promoção em saúde.
A mamografia é o método recomendado para o rastreamento, sendo o mais eficaz para detecção precoce de câncer de mama e a única modalidade de triagem que provou reduzir a mortalidade por esta doença. Já o papanicolau, também conhecido como preventivo, é um exame de prevenção do câncer no colo do útero.
Em Santa Catarina já foram realizados 19.368 mamografias e papanicolaus
Em Santa Catarina, o Sesc Saúde Mulher foi inaugurado no final de 2015 e iniciou a circulação pelo Estado em 2016. No ano seguinte, ganhou um reforço com a chegada de uma segunda unidade móvel. Do lançamento até julho deste ano, 148 mulheres foram rastreadas com suspeita de câncer de mama e puderam buscar o tratamento adequado. No total, foram realizadas 10.229 mamografias e 9.139 papanicolaus, em 24 localidades onde dificilmente essas mulheres teriam acesso aos exames. O projeto fica em torno de 45 dias em cada cidade, em uma parceria com as prefeituras municipais. (Clique aqui para conferir o calendário)
Prevenção aliada ao trabalho educativo são elementos essenciais para evitar doenças e trazer uma boa qualidade de vida
Por onde passa, a equipe do Sesc também realiza diversas ações de educação em saúde, com foco na prevenção aos agravos à Saúde Sexual e Reprodutiva; prevenção de doenças infecciosas, doenças sexualmente transmissíveis e crônicas não transmissíveis; direitos reprodutivos, respeito à diversidade sexual e a participação de homens e mulheres; articulação de parcerias, ações educativas de caráter participativo e capacitação de pessoas da comunidade. Neste ano, 9.709
mulheres já foram impactadas com as ações de educação.
“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o rastreamento do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.
Histórico Sesc Saúde Mulher em Santa Catarina
2015:
26/10/2015: Lançamento do projeto com a entrega da Unidade I.
2016:
Municípios atendidos: Biguaçu, Guabiruba, Canelinha, Rio Negrinho e Mafra
Exames realizados: 2.822 mamografias e 2.649 papanicolaus
2017:
SC ganha uma segunda Unidade Móvel do projeto e amplia a capilaridade
Municípios atendidos: São João Batista, Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Ipuaçu, São Domingos, Galvão, Coronel Martins, Urubici e Rio Rufino e Xaxim
Exames realizados:4.487 mamografias e 4.114 papanicolaus
2018:
Municípios atendidos: Camboriú, Canoinhas, Três Barras, Cunha Porã, Nova Itaberaba (consórcio), Planalto Alegre (consórcio), Águas Frias (consórcio), Xanxerê.
Exames realizados (janeiro a julho): 2.920 mamografias e 2.376 papanicolaus
9.709 pessoas atendidas em ações de educação
Neste mês, a Unidade I Está em Major Vieira, onde atende também as mulheres de Bela Vista do Toldo
A Unidade II está em Xaxim, onde atende também as mulheres de Lageado e Marema.
0 Comentários