Sesc Saúde Mulher realiza mais de 2 mil mamografias no meio-oeste catarinense

Em menos de seis meses, foram detectados cerca de 40 exames com alteração para direcionamento ao serviço especializado de saúde


28/03/2023 - Atualizado em 04/04/2023 - 768 visualizações

Ninguém espera ter câncer. Muitos até evitam falar essa palavra. Mas, estar atento e fazer os exames periodicamente é algo que não pode ser ignorado. Em Santa Catarina, a estimativa é que só em 2023, sejam registrados 39 mil novos casos, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A tipologia mais comum no estado entre as mulheres é a do câncer de mama com previsão de 3.860 casos esse ano, de acordo com estimativas da Secretaria de Estado da Saúde.

Se descoberto precocemente, as chances de cura são muito promissoras, o que torna ainda mais urgente a busca pela mamografia. Por isso, é tão importante que todas as mulheres façam o exame, principalmente as que têm mais de 40 anos.  

O Programa Sesc Saúde Mulher tem duas unidades móveis adaptadas para receber com dignidade pacientes de diversas cidades do interior catarinenses, democratizando o acesso à mamografia digital e a exames citopatológicos para detecção do câncer de colo do útero.

O serviço é prestado por meio de parceria com as prefeituras municipais que têm contrapartidas na execução do trabalho. Um dos pré-requisitos necessários para que os municípios recebam o Projeto Móvel Saúde Mulher do Sesc é a garantia de assistência as mulheres atendidas na estrutura itinerante.

Além dos exames, a equipe realiza um importante trabalho educativo de saúde em escolas e na comunidade. Atualmente as carretas realizam o trabalho em Urubici, onde atende a população até o dia 20 de abril e em Navegantes, onde permanece até 31 de março. 

O próximo município a receber a Unidade Móvel será São José, na Grande Florianópolis, que começa a atender a partir do dia 17 de abril. O encaminhamentos das pacientes para mamografia e exame preventivo do câncer de colo de útero serão feitos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Os dados das pacientes que passam pela unidade móvel são registrados no sistema próprio do SUS e o atendimento é feito em parceria com as secretarias municipais de saúde e com o Hospital de Amor de Barretos, em São Paulo, referência no atendimento a pacientes com câncer no país. 

As carretas adaptadas voltaram a circular em agosto de 2022, após um período paradas em virtude da pandemia. Até fevereiro deste ano, foram realizadas 2.015 mamografias nas cidades de Ipumirim, Arabutã, Irani, Lindóia do Sul, Águas Mornas, Navegantes, Urubici e Bom Jardim da Serra. 

"É muito importante este projeto para nós mulheres que fazemos preventivo e mamografia, pois precisamos nos cuidar. Muito interessante a flexibilidade de horários. Um ótimo atendimento".  (Paciente Márcia Gonçalves)

Resultados que salvam vidas

No começo deste ano, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher 2 esteve no município de Ipumirim atendendo, em consórcio, os municípios de Arabutã, Lindóia do Sul e Irani no período de 16 de novembro de 2022 a 30 de janeiro de 2023. Durante o período, foram realizadas, gratuitamente, 1.025 mamografias, 1.019 citopatológicos e 1.108 pessoas alcançadas nas ações de educação em saúde.

Só naquela região foram detectados 23 exames com ateração por nódulos indicativos de câncer e 17 diagnósticos suspeitos que mereceram investigação mais aprofundada.  Os laudos que detectam qualquer anomalia têm prioridade e chegam com urgência ao serviço municipal de saúde para o devido encaminhamento. 

"Quando isso ocorre, a paciente recebe toda a orientação quanto aos procedimentos que devem ser seguidos para encaminhamento no sistema de saúde. A importância do serviço itinerante é a possibilidade de detectar o problema em pacientes que poderiam não procurar o serviço em suas cidades pelas limitações de vagas ou de equipamentos adequados", explica a Coordenadora das Unidades Móveis do Sesc-SC, Adriana Lacotis.

Em Navegantes, até o final de fevereiro, foram realizadas 220 mamografias e 186 exames citopatológicos na Unidade Sesc Saúde Mulher I. Mas além dos diagnósticos, a equipe também cuidou da prevenção. 

Foram vários diálogos com a comunidade sobre promoção de saúde sexual e reprodutiva, com 383 participantes; rodas de conversa sobre álcool e outras drogas, higiene pessoal e bucal, com 539 participantes, além de orientação sobre hábitos de alimentação saudável com 39 participantes. 

No encerramento do programa, o município de Ipumirim organizou um dia especial para a entrega dos resultados dos exames às mulheres, com oferta de atendimento médico, encaminhamento para realização de exames complementares e ainda momentos de integração e cuidado com auto estima com maquiagem gratuita, massagem relaxante e entrega de brindes.

Fiz o exame da mamografia, todos foram muito atenciosos. Fiz também o preventivo, me explicaram tudo direitinho, agradeço muito pela atenção com todos nós.

Edith Souza da Luz, de Navegantes

+Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina. 

 A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. Ela percorre o estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. São realizadas até 32 exames papanicolau e 32 mamografias todos os dias.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .