2762 mulheres atendidas pelo Sesc Saúde Mulher
O Sesc Saúde Mulher zerou a fila de espera de exames de mamografias no município de Itapoá, no norte de SC. De 17 de julho a 27 de setembro, foram atendidas 2762 mulheres com a realização de exames de mamografias, exames citopatológicos e atividades educativas em saúde.
As Unidades Móveis do Sesc Saúde mulher promovem ativamente a ideia de que a prevenção é a chave para uma vida saudável, além de incentivar as mulheres a assumirem o controle de sua própria saúde, adotando hábitos saudáveis e realizando exames preventivos regularmente. Essa abordagem proativa é fundamental para evitar doenças e garantir o bem-estar a longo prazo.
O Sesc-SC conta com duas Unidades Móveis conta com consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Atualmente, o Sesc Saúde Mulher II está localizado na cidade de Catanduvas e o Sesc Saúde Mulher I está em Porto Belo.
Sesc Saúde Mulher
O Projeto Saúde Mulher foi desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc com o objetivo de contribuir com a melhoria da assistência da Saúde Mulher existente no país, seguindo o protocolo do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde (INCA/MS), onde é encontrada uma baixa cobertura de exames de preventivo de câncer de colo de útero na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade, estando vários municípios abaixo da meta preconizada.
Neste contexto, ciente de que tanto a cobertura de citologias oncóticas quanto as de exames de mamografias realizadas na rede pública, apresentam uma capacidade limitada e, ainda, que existe uma demanda reprimida de comerciários residentes em locais distantes dos centros urbanos, o Sesc vem ampliar seu raio de abrangência, ao oferecer atendimento a estas mulheres também em unidades móveis através do projeto com exames de Papanicolau e mamografia para rastreamento do câncer de mama.
A proposta tem como eixo orientador da atenção em saúde da mulher, a compreensão ampliada de saúde, buscando intervir sobre seus determinantes sociais e nos fatores biológicos que a colocam em risco.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários