Mais de 7,8 mil pessoas participam do Setembro Amarelo no Sesc-SC
O mês de setembro foi marcado por uma ampla mobilização das unidades do Sesc Santa Catarina em torno do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Em todo o estado, incluindo a Unidade Móvel 1, foram realizadas 857 ações de Educação em Saúde, que alcançaram 7.886 pessoas e registraram 620 aferições de pressão arterial e glicemia.
As atividades, gratuitas e abertas à comunidade, clientes e colaboradores, envolveram rodas de conversa, oficinas, palestras, debates e vivências coletivas, com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre o cuidado com a mente e a importância do apoio emocional.
Em Tijucas, as ações ganharam um toque especial com o plantio de ipês pelos grupos Mente Ativa e Conecta 60+, unindo o cuidado ambiental à promoção da saúde mental. As áreas arborizadas, além de contribuírem para o meio ambiente, estão associadas à redução do estresse e da ansiedade, promovendo bem-estar e estimulando a convivência social.
A iniciativa coincidiu com o mês de comemoração dos 79 anos do Sesc, tornando o momento ainda mais simbólico: uma celebração à vida, ao crescimento e à continuidade — valores que refletem a missão da instituição em promover saúde e qualidade de vida para todos.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários