No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de um milhão no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
A atenção à prevenção do suicídio é ainda mais importante agora, depois de muitos meses convivendo com a pandemia de COVID-19, com muitos dos fatores de risco como perda de emprego, estresse financeiro e isolamento social - ainda muito presentes.
Segundo a OMS é possível prevenir o suicídio, desde os profissionais de saúde estejam aptos a reconhecer os fatores de risco presentes para tratar adequadamente, e a sociedade esteja esclarecida. É preciso, portanto, falar sobre o assunto, de maneira responsável e com base em informações corretas.
Para conscientizar e desmistificar o tema, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo® desde 2014. Com tema “É Preciso Agir”, as entidades mobilizam ações de conscientização, para diminuir os números de casos.
Combater o estigma é salvar vidas e auxiliar a sociedade a compreender e identificar casos é a principal forma de ajudar os profissionais da área de saúde, familiares e amigos, principalmente no que se refere à busca por tratamento e instrução da população.
Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio. É necessária uma aceleração significativa na redução de suicídios para cumprir a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de uma redução de um terço na taxa global de suicídio até 2030.
Live "Falar é a Melhor Solução"
O Sesc Santa Catarina apoia a campanha e reforça a ação com a live “Falar é a Melhor Solução”, que acontece no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, às 16h, pelo Facebook Sesc-SC. O webinar contará com a participação das convidadas Carmen Lacerda, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Florianópolis; e da psicóloga Maria Eduarda Giamattey, que atende no Sesc Prainha. O bate-papo será mediado por Adriana Lacotís, Dentista responsável pelas atividades Saúde Bucal, Cuidado Terapêutico e Unidades Móveis de Saúde do Sesc-SC.
Será uma conversa sobre a Campanha Setembro Amarelo, a importância de reconhecer os sinais e informações sobre como ajudar. O acolhimento pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.
Programações Setembro Amarelo
Para fortalecer essa rede de prevenção e conscientização, Unidades do Sesc-SC realizarão ações de educação em saúde presenciais e on-line, com parceiros locais, para abordar o assunto com os clientes e comunidade.
Clique aqui para conferir a agenda.
0 Comentários