Os alunos da Rede Sesc de Ensino em Santa Catarina estão contribuindo com o aperfeiçoamento dos cardápios oferecidos, ao indicarem suas preferências em testes de aceitabilidade. A crepioca foi o primeiro lanche analisado por 229 estudantes das Unidades Canoinhas, Concórdia, Criciúma, Laguna e Palhoça.
Logo após o consumo, as crianças registraram suas percepções pessoais a respeito da preparação em um formulário virtual. De uma forma muito simples e intuitiva, eles marcaram a expressão facial que melhor representou a opinião deles a respeito da preparação.
Os resultados iniciais indicam que 66% dos alunos gostaram, 14% gostaram mais ou menos, e 20% não gostaram – números que podem mudar, conforme aplicação nas demais Unidades. O plano é realizar a pesquisa mensalmente nas 23 Escolas da Instituição no Estado, impactando em torno de 8 mil alunos.
De acordo com o retorno, a Instituição consegue verificar a aceitabilidade do cardápio e terá subsídios para promover ações efetivas de educação alimentar e nutricional.
Para medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida, o Sesc tem como referência o Manual de Aplicação de Testes de Aceitabilidade do Ministério da Educação. A metodologia aplicada é a Escala Hedônica Adaptada, um instrumento sensorial afetivo que analisa o grau de aceitação ou não de uma preparação, ou seja, o quanto o provador gosta ou desgosta daquela preparação.
Alimentação saudável, equilibrada e diversificada
Ao proporcionar experiências alimentares agradáveis, que possam ficar registradas como boas lembranças da escola, a Instituição contribui para a formação de bons hábitos alimentares.
O Sesc oferece uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada, que atende às necessidades nutricionais dos alunos durante o período escolar. O planejamento dos cardápios contempla a oferta de alimentos regionais e o incentivo à experimentação de novos sabores e culturas.
+ Sobre a Escola Sesc
A proposta do Sesc reflete o papel social da educação, na formação de estudantes críticos e participativos, em uma escola dinâmica, que ultrapassa a transmissão de informação e se compromete com a aprendizagem.
0 Comentários