Agenda

Quer aprender uma nova língua? 


Conheça o "Portunhol Selvagem", uma mistura de português, espanhol e línguas indígenas.

Nos cinco dias de duração da oficina, vamos conhecer um pouco da história do portunhol e do portunhol selvagem, assim como algumas das obras mais representativas de uma literatura que tem como fonte de inspiração os idiomas falados nas fronteiras latino-americanas e as línguas ancestrais amerindias, bem como de palavras dos idiomas europeus.

O objetivo das aulas, que abrangem a prática da escrita criativa em portunhol selvagem no âmbito da poesia e da prosa de ficção, é capacitar e estimular o participante a criar o seu próprio portunhol ou portunhol selvagem a partir de seu repertório e sua competência verbal.

DOUGLAS DIEGUES

Douglas Diegues (1965) nasceu do amor de sua mãe paraguaya y seu pai brasileiro no Río de Janeiro, mas viveu la infância e parte da adolescência nas fronteiras desconhecidas do Brasil com o Paraguay. Escreveu Dá gusto andar desnudo por estas selvas: sonetos salvajes (2002, Brasil), considerado o primeiro livro de poemas em portuñol publicado nel ámbito da literatura hispanoamericana.

www.portunholselvagem.blogspot.com
www.yiyijambo.blogspot.com

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerãotodos os estados do país.

A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o projeto tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o Arte da Palavra é composto por três eixos: Os Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.


Literatura 16 anos

TAGS

Programação para sua cidade