Agenda

Vergara viaja para pintar, buscando no deslumbramento do ver pela primeira vez a força motriz da sua poética visual. A viagem desnaturaliza o olhar, tira dele a força do hábito e das convenções. Daí surge a intensidade. O deslumbramento requer intensidade para que o sobressalto, típico do susto admirado diante do novo e do outro, não se torne algo exótico, nem se faça excessivo ao se transpor em obra. 

A experiência de São Miguel é um momento decisivo daquele "ir em busca” na obra de Vergara. Vários tempos e espaços se encontram e se multiplicam aí. Da história pessoal à cultural, passando pela revisitação de modos de vida soterrados e esquecidos e chegando à própria potência da arte em abrir perspectivas de compreensão que não se encaixam no saber científico e objetivo. 

Sobre o Artista
Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1941. Na década de 1950, chegou ao Rio de Janeiro e trabalhou como analista de laboratório; em paralelo, dedicava-se ao artesanato de joias, as quais foram expostas na 7a Bienal Internacional de São Paulo em 1963, ano em que descobriu o desenho e a pintura. Participou, então, das emblemáticas mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e foi um dos organizadores da mostra Nova Objetividade Brasileira.

Vergara também foi cenógrafo e figurinista de peças teatrais; suas obras dialogavam com o expressionismo e a arte pop. Inseriu a fotografia e os filmes super-8 em sua prática e desenvolveu uma série de trabalhos sobre o carnaval carioca. No âmbito da arquitetura, criou painéis para edifícios com materiais e técnicas do artesanato popular. Na pintura, produziu quadros abstratos geométricos, explorando tramas de losangos em campos cromáticos. A partir de suas diversas viagens pelo Brasil, Vergara ampliou sua técnica por meio do uso de elementos naturais locais, figurando com uma exímia contribuição para a inserção do rico cenário brasileiro no universo das artes plásticas.

Exposição Livre

TAGS

Programação para sua cidade

Concórdia Expandir

Unidade : Sesc Concórdia

Início : 09:00
Fim : 19:00
Saiba mais

ArteSesc: Exposição "Carlos Vergara viajante: experiências de São Miguel das Missões" -

Local: Galeria de Artes do Sesc Concórdia
Endereço: Rua Romano Anselmo, 620 - Centro - CEP 89700-000

Horários
Início: 09:00 Fim: 19:00
Veja no mapa
Visitação Gratuita de Segunda a Sexta, das 09h às 19h.
Email: caconcordia@sesc-sc.com.br
Telefone: (49) 3442 0303

Gratuito

Joaçaba Expandir

Unidade : Sesc Joaçaba

Início : 09:00
Fim : 19:00
Saiba mais

ArteSesc: Exposição "Carlos Vergara viajante: experiências de São Miguel das Missões" -

Local: Galeria de Artes do Sesc
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 285 - centro

Horários
Início: 09:00 Fim: 19:00
Veja no mapa
Abertura da Exposição.
06/06, às 20h, na Galeria de Artes do Sesc.
Evento gratuito e aberto à comunidade em geral.


Visitação na Galeria.
07 a 28/06, de segunda a sexta, das 09h às 19h.
Aberto à comunidade em geral. 

Escolas e grupos interessados na visita com mediação educativa devem entrar em contato com o setor de cultura no e-mail jaquelines@sesc-sc.com.br
Email: cajoacentral@sesc-sc.com.br
Telefone: (49) 3521.2379

Gratuito