Agenda

Debate aberto ao público com o coletivo OPAVIVARÁ! cuja obra "Transnômades" faz parte da 32° Bienal de São Paulo e que realiza duas intervenções na cidade de Itajaí com a obra.

OPAVIVARÁ! é um coletivo artístico que faz uso de elementos do cotidiano para modificar adinâmica dos espaços onde se insere. Eles intervêm em objetos e hábitos, alteram seu funcionamento e propõem outras engrenagens, cujo uso requer desaprender o que se pensava conhecido, de modo a reinserir o prazer e o afeto como valores políticos. Mas a criação desses objetos ganha sentido quando são trazidos a público e habitados pelos participantes, deflagrando situações, encontros e vivências que visam gerar um curto-circuito nos valores e protocolos dos sistemas nos quais atuam, seja uma praça, seja um museu.

Na 32ª Bienal, o coletivo apresenta o trabalho Transnômades (2016), um conjunto de dispositivos móveis de interação pública, que circula pela exposição, por pontos específicos da cidade, buscando um diálogo com as formas de expressão do comércio ambulante. O OPAVIVARÁ! ressignifica os carrinhos movidos por tração humana e lhes confere usos ligados aos entretempos de trabalho dos próprios carregadores e carroceiros, transformando tais dispositivos em cama, cabana, biblioteca e carro de som. Trata-se de uma reflexão sobre a condição dos agentes nômades da cidade,camelôs ou carregadores: sua situação vacilante entre lei e improviso, a gambiarra como prática de subsistência e sua permanente migração.

Debate Livre

TAGS

Programação para sua cidade

Data

19:00

Endereço: Teatro Sesc Itajaí - Rua Almirante Tamandaré, 259 - Centro

Gratuito

Data

19:00

Local: Teatro do Sesc em Itajaí
Endereço: Rua Almirante Tamandare, nº 259 - Centro - CEP 88301-430 Veja no mapa

Email: caitajai@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3249-3850
Gratuito