Agenda

A Mostra Sesc de Cinema é um projeto do Sesc nacional de circulação de filmes brasileiros, que recebeu mais de 1200 inscrições em sua primeira edição, quando o edital foi lançado em 2016, com filmes oriundos de todos os estados brasileiros.

Dos variados temas recebidos para análise durante a curadoria, foram identificados 3 grandes temáticas: questões de identidade, gênero, sexualidade, afetividade e psique; um segundo, versando sobre as questões das urbes – relações estabelecidas no espaço urbano, cidades e seus habitantes, centros e periferias, seus conflitos, encontros, apropriações, expropriações, criações, resistência e resiliência; e um terceiro, sobre a arte e os artistas – a expressão, o fazer, a vida e a obra, a tradição, a busca da invenção e também o experimento sobre a própria linguagem audiovisual e a transposição de discussões filosóficas para o universo da imagem em movimento.

Os filmes que o Sesc em Santa Catarina apresenta nesta edição são um recorte, uma miscelânea dos três grupos temáticos, reunidos em torno de um sub-tema em comum: a Música.

Programas:

PROGRAMA 1 – Sessão de Curtas Metragens
Orquestra Invisível Let’s Dance São Paulo, SP – Classificação Livre
Direção Alice Riff Duração 19min55 Documentário 2016
Em São Paulo, embalado por muito jazz, black music e samba, Seu Osvaldo conta sua história como o primeiro DJ do Brasil pelos bailes da cidade.

A Batalha De São BrázBelém, PA – Classificação Livre
Direção Adrianna Oliveira Duração 27min06 Documentário 2016
Mercado de São Bráz, Belém, Pará, Norte do Brasil. Durante o dia, é o espaço de uma feira em torno de um prédio histórico abandonado, construído em uma época de grande riqueza na cidade. Nos sábados à noite, entretanto, o lugar se transforma em uma das manifestações do hip-hop: a Batalha de MCs. Jovens da periferia da cidade se reúnem para saber quem é o melhor MC da noite.

Levino Brasília, DF – Classificação Livre
Direção David Alves, Gui Campos Duração 21min38 Documentário 2016
Levino de Alcântara, fundador da Escola de Música de Brasília, regeu e ensinou música por mais de 70 anos. Aos 91 anos de idade, ele revisita suas histórias e revela seus sonhos para o futuro.

PROGRAMA 2 - filme "A Dama do Rasqueado"
Campo Grande, MS – Classificação Livre
Direção Marinete Pinheiro Duração 1h15min Documentário 2017
A trajetória da cantora Delinha, que criou, juntamente com Délio, o gênero Rasqueado no antigo Mato Grosso. Seguiu a vida artística cantando somente músicas autorais. Aos 80 anos, é a cantora com a maior discografia da história; já cantou amores, natureza, beleza e os costumes da terra pantaneira.

PROGRAMA 3 - filme "Matéria De Composição"
Belo Horizonte, MG – Classificação Livre
Direção Pedro Aspahan Duração 1h22min Documentário 2013
Documentário sobre o processo de criação da composição musical contemporânea na relação com o cinema. Foi entregue um mesmo vídeo-ensaio a três compositores:
Guilherme Antônio Ferreira, Teodomiro Goulart e Oiliam Lanna, e encomendou-se uma peça musical que dialogasse com o vídeo. Dois anos depois, após acompanhar todo o processo, da composição aos ensaios, concerto, gravação e mixagem das músicas, chegamos a este filme.

Cinema Livre

TAGS

Programação para sua cidade