Agenda

Jogos rapsódicos:A Música e a Dança Popular na Aprendizagem das Artes Cênicas - Teatro da Roda Dança-Palco e Rua
Teatro da Roda Dança-Palco e Rua

Arte-ação com teatro, música e dança popular. Ação cultural de ocupação, resistência e integração dos territórios da pedagogia das artes cênicas e das culturas brasileiras. Teatro, música vocal/canto e instrumental, sambas de Caboclo e rural, cocos, cirandas e brincadeiras de roda. Estudos e práticas sobre o teatro musical popular brasileiro. Outras relações de ensino-aprendizagem das artes cênicas no século XXI. Utopias pedagógicas a partir das musicalidades, vozes poéticas e corporeidades das danças, brinquedos e cantigas de roda: jogos rapsódicos de aprendizagem das artes cênicas.

OBJETIVOS
As músicas e danças populares brasileiras são formas especiais de jogo e apresentam modelos interdisciplinares exemplares para a criação dos jogos rapsódicos de aprendizagem das artes da cena. Os cocos, sambas de Caboclo e rural, as cirandas e brinquedos de roda são campos de troca de saberes e experiências com temas, formas e conceitos significativos, como o sentido de jogo e brincadeira, o caráter estético, a intensidade, a fascinação, a improvisação, as várias linguagens artísticas e o valor etnográfico. Eis a ideia geradora dos jogos rapsódicos, surgida com as pesquisas sobre as contribuições artísticas e pedagógicas das práticas culturais para o ensino das Artes na educação formal e não formal.

O jogo rapsódico propõe a abertura de conexões colaborativas entre a pedagogia das artes cênicas e as culturas brasileiras, Teatro, educação e cultura popular. O que os artistas do teatro, educadores e pesquisadores aprendem com os cantos, cortejos e personagens? E com as narrativas, dialogações e figurações coreográficas, os ritmos, síncopes, sapateados, saracoteios e umbigadas? Que contribuições trazem ao corpo, à mente, ao aprimoramento técnico e reflexivo? Por que os sambas, cirandas, cocos e cantigas devem ser experimentados e estudados? Podemos pensar no atuante, no artista do teatro como um ser musical? E numa consciência do corpo musical a partir das danças e musicalidades brasileiras?

Numa apresentação resumida, o jogo rapsódico é uma "brincantoria”, neologismo, amálgama de brincadeira e cantoria, com dança, música vocal e instrumental, narrativas, histórias e rapsódias; "contaria de histórias”, brinquedo rítmico-corporal cantado, tocado, dançado, narrado, dramatizado, "descrevivido”, descrito com vida, de forma vívida, com cocos, cirandas, sambas e cantigas de roda. O termo "rapsódico” vem da rapsódia, que são trechos de poemas épicos recitados e cantados, acompanhados da mímica, pelo rapsodo, o ator-cantador-brincante-artista ambulante. Identifico relações entre o brincante dos folguedos populares, o rapsodo grego e o griot, os animadores públicos (dieli), da tradição oral africana.

O jogo rapsódico é a conjugação entre a pesquisa dos saberes e experiências das tradições musicais, corporais e narrativas brasileiras e as práticas artísticas como ator, diretor, dramaturgo, compositor e diretor musical de espetáculos de teatro musical popular brasileiro de palco e rua com os grupos de teatro de São Paulo, capital e interior, Teatro Ventoforte, Andaime Teatro, Alumiah Teatro, Farândola Trupe, Cia. Burucutu, Teatro do Labirinto, Caixa de Histórias, Cia. Cênica e Coletivo dos Anjos.

Oficina/Workshop 14 anos

TAGS

Programação para sua cidade

Brusque Expandir

Unidade : Sesc Brusque

Início : 09:00
Fim : 16:00
Saiba mais

Oficina "Jogos rapsódicos: A Música e a Dança Popular na Aprendizagem das Artes Cênicas" -

Local: Uniasselvi em Brusque
Endereço: Rua Arno Carlos Gracher, 611 - Centro - CEP 88350-310

Horários
Início: 09:00 Fim: 16:00
Veja no mapa
Inscrições podem ser feitas na Central de Relacionamento com Clientes.

Vagas limitadas.
Email: cabrusque@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3351.2599

Gratuito

Início : 09:00
Fim : 16:00
Saiba mais

Oficina "Jogos rapsódicos: A Música e a Dança Popular na Aprendizagem das Artes Cênicas" -

Local: Uniasselvi em Brusque
Endereço: Rua Arno Carlos Gracher, 611 - Centro - CEP 88350-310

Horários
Início: 09:00 Fim: 16:00
Veja no mapa
Inscrições podem ser feitas na Central de Relacionamento com Clientes.

Vagas limitadas.
Email: cabrusque@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3351.2599

Gratuito