Agenda

Palco Giratório 2019 apresenta:

Oficina de Teatro/Literatura/Dramaturgia/Escrita

Ministrante: Diones Camargo

Classificação: 14 anos

Carga horária: 6 horas

Vagas limitadas

Público: Pessoas com interesse em escrita, dramaturgia, roteiro, performance, com ou sem experiência.

Inscrições na Unidade do Sesc.

Sinopse*: A partir da experiência de criação da trilha sonora da esta oficina apresentará possibilidades de se obter som, construir música e desenvolver sonoridades através da pesquisa e experimentação sonora com sucatas e objetos que não são considerados pelo senso comum como instrumentos musicais, além de microfonação e efeitos.

A busca pela palavra que se concretize como mediadora entre emissor e interlocutor, ator e espectador, corpo e cena. Nesta oficina irá propor disparadores para a criação textual a partir de experimentações cênicas e performáticas que façam germinar no espaço do texto as inquietações, imagens e discursos que propiciem rupturas e reaproximações entre narrativa ficcional e acontecimento real. Diones Camargo é escritor e dramaturgo da peça "A mulher arrastada” (RS) que circula o Brasil pelo projeto Palco Giratório 2019 do Sesc.

Palco Giratório 2019:

O Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas da América Latina que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público e de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019 Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural. Os trabalhos apresentam a pluralidade e inovação da produção cênica brasileira no 16º Festival Palco Giratório - no mês de agosto, em Florianópolis – e nas 6 turnês por todas as regiões catarinenses – de abril à outubro. Esse ano o grande destaque são as propostas expandidas e de mediação, que ampliam as ações de formação para os diversos públicos. O público pode aguardar muitas novidades, emoções, e encantamentos. Acompanhe a programação no site e participe.

Currículo Ministrante Diones Camargo:

Dramaturgo e roteirista, licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, é autor de cerca de 20 peças, entre elas Andy/Edie(Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005),Último Andar (Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), Teresa e o Aquário (VIII Prêmio PalcoHabitasul - Melhor Roteiro 2008), 9 Mentiras Sobre a Verdade, Os Plagiários (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 - Melhor Dramaturgia), Hotel Fuck, Parque de Diversões (Prêmio Açorianos de Teatro 2016 - Melhor Dramaturgia), Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor e A Mulher Arrastada (Prêmio Braskem Em Cena 2018 - Melhor Espetáculo); foi dramaturgista dos espetáculos O MAPA_, Peru, NY e Buarqueanas. Participante do programa para estudantes estrangeiros do Centro de Educação e Cultura da escola Larkkülla, na Finlândia, seus textos já foram encenados por algumas das mais importantes companhias de teatro do RS, e alguns deles também publicados e representados no exterior (em Portugal, Cuba, Espanha, Chile, Uruguai e Singapura).

Paralelamente às atividades de escrita, o autor ministra regularmente oficinas de escrita dramatúrgica e participa de projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens, tais como o coletivo S E I S dramaturgos (formado por escritores de seis capitais brasileiras) e o programa de rádio OverDrama, que foi ao ar entre 2012 e 2014. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre(RS), coletivo pioneiro na cidade que conta com 15 autores em atividade na cena local, no qual investigam a relação da escrita autoral e os pontos de intersecção entre esta e linguagens distintas, tais como o Teatro, o Cinema, a Performance e as Artes Visuais.

No cinema, é corroteirista do curta O Último Dia Antes de Zanzibar, de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, e roteirista do longa-metragem A Colmeia (Prêmio RS Polo Audiovisual - FAC 2014), filme baseado em sua peça homônima e com estreia prevista para outubro de 2019, com direção de Gilson Vargas. Como ator, atuou no longa-metragem Nós Duas Descendo as Escadas (2016), de Fabiano de Souza.

Seu projeto mais recente, A Mulher Arrastada, é uma elogiada peça-manifesto que teve estreia mundial em maio de 2018 durante o Festival Palco Giratório RS. Com direção de Adriane Mottola (Cia. Stravaganza), atuação de Celina Alcântara (UTA – Usina do Trabalho do Ator) e realização de Diones Camargo e LA PhOTO Galeria, a montagem foi selecionada para o 25º Porto Alegre Em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, no qual recebeu os Prêmios Braskem Em Cena 2018 de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz, e convidada para participar das mostras Crítica Em Movimento: Presente, no Itaú Cultural SP, e do 8º Festival Internacional Santiago OFF, no Chile. Em 2019, a montagem percorrerá o país integrando o projeto Palco Giratório Nacional SESC e será apresentada para espectadores de 28 cidades de 10 estados brasileiros. Atualmente, está indicada a cinco Prêmios Açorianos de Teatro 2018, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Dramaturgia e Melhor Atriz.

Seu próximo projeto, F.R.A.M.E.S., será dirigido por Carlos Ramiro Fensterseifer e terá participação da atriz e diretora Liane Venturella, ambos fundadores e integrantes da Cia. InCoMoDe-te, com estreia prevista para o segundo semestre de 2019.

TAGS

Programação para sua cidade

Joinville Expandir

Unidade : Sesc Joinville

Início : 13:00
Fim : 19:00
Saiba mais

Palco Giratório: Oficina "Intersecções/Reverberações - A palavra que atravessa o espaço e abre rachaduras", com Diones Camargo (RS) -

Local: Sala de Dança do Sesc
Endereço: Rua Itaiópolis, 470 - América - CEP 89204-100

Horários
Início: 13:00 Fim: 19:00
Veja no mapa

Email: cajcentral@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3441-3300