Em tempos de isolamento domiciliar devido ao Coronavírus, compartilhamos sugestões da nossa equipe de Educação com atividades simples e criativas para as famílias desenvolverem junto com seus filhos.
Estar presente na vida de cada cliente, promovendo experiências relevantes e transformadoras é um compromisso do Sesc, que não será deixado de lado neste momento. Frente ao Coronavírus (Covid-19), o isolamento é uma medida necessária e, acima de tudo, de respeito à saúde coletiva.
E o Sesc quer transformar esse momento, através de conteúdos relevantes e pertinentes para o convívio em seus lares.
Desta forma, vamos publicar dicas de nossos especialistas para tornar o seu dia a dia e o da sua família mais leve, saudável e produtivo dentro de casa.
Na área de Educação, nossa equipe compartilha sugestões de brincadeiras educativas e atividades para as crianças fazerem enquanto estiverem em isolamento domiciliar. Confira!
Para crianças da Educação Infantil e Fundamental I
01: Desenho e pintura usando diferentes suportes (papel craft, cartolina, tela, folhas secas, pedras, jornal, revista, isopor, caixas de papelão) e elementos gráficos (pincel, dedo, esponja, rolha, giz de cera, lápis de cor, canetinha).
02: Mistura de elementos para observação e como experiência motora: água, terra, areia, tinta, cola, folhas secas. Dá para usar essas misturas para pintar, desenhar ou simplesmente explorar suas sensações e observar seus efeitos.
03: Escrever a rotina do dia e fazer um calendário para ajuda na organização temporal.
04: Construir cenários com as crianças, usando objetos como lençol, caixas de papelão, sucata, roupas e acessórios dos adultos, esteira de praia etc. Ideias de cenário: cabaninha, praia, barco, cômodos de casa, castelo, utensílios domésticos (fogão, pia etc.).
05: Brincar de faz de conta.
06: Imitar animais.
07: Fazer som do vento, da chuva, do trovão, do carro, do avião etc.
08: Fazer caretas na frente do espelho.
09: Explorar os barulhos que o corpo ou objetos podem fazer.
Para crianças de todas as idades
01: Encenar histórias.
02: Ajudar a cozinhar.
03: Ajudar na organização e limpeza da casa.
04: Jogo da forca.
05: Dançar.
06: Cantar músicas lentamente, rapidamente, no ritmo normal.
07: Brincadeira de estátua.
08: Brincadeira de telefone sem fio.
09: Ler livros, poemas, parlendas.
10: Piquenique (na sala mesmo!).
11: Plantar; cuidar das plantas.
12: Mímica.
13: Trava-língua.
14: Adivinhas.
15: Ver fotos antigas.
16: Fazer desenhos de observação de pessoas, animais, natureza, alimentos etc.
17: Fazer desenhos sobre uma história.
18: Escrever: listas, poemas, cartas, livros, sobre seus sentimentos, histórias em quadrinhos etc. Quando a criança não tem domínio sobre o sistema de escrita, o adulto pode ser o escriba.
19: Investigar e pesquisar sobre curiosidades das crianças e adolescentes (sobre animais, natureza, história etc.).
20: Fazer uma planta de casa e/ ou uma maquete, usando sucata, caixas, tecidos etc.
21: Medir os ambientes da casa, pessoas ou objetos, usando instrumentos convencionais (régua, trena etc.) ou não convencionais (palmas, passos etc.).
Colaboração: Fernanda Mello de Moura, técnica de Educação Sesc Santa Catarina – Departamento Regional
0 Comentários