Atenção

  • CADASTRE-SE
  • QUERO SER CLIENTE
  • BOLETO ONLINE
  • TRABALHE NO SESC
  • EDITAIS E LICITAÇÕES
  • FALE CONOSCO
  • INSTITUCIONAL
    • Unidades do Sesc em Santa Catarina
    • Histórico
    • Áreas de Atuação
    • O Sesc
    • Missão, Visão e Valores
    • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
    • Setores Atendidos
    • Vídeos
  • UNIDADES
    • Institucional
    • Educação
    • Saúde
    • Cultura
    • Lazer
    • Assistência
    • Publicações
    • INFORME AOS CLIENTES
  • AGENDA
    • Escola Sesc
    • Cursos
    • Academia
    • Restaurantes
    • Todos
    • Mesa Brasil Sesc
    • Envolva-se
    • Unidades Móveis
    • Sesc Comunidade
    • Projetos Culturais
    • Hotel Sesc Blumenau
    • Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis
    • Pousada Rural Sesc Lages
    • Sesc Viagens
  • Home
  • Blog
  • Educação

Educação

20 03 / 2020 Por Equipe Sesc Postado em Educação

30 ideias de brincadeiras educativas e de atividades para as crianças

blog
Em tempos de isolamento domiciliar devido ao Coronavírus, compartilhamos sugestões da nossa equipe de Educação com atividades simples e criativas para as famílias desenvolverem junto com seus filhos.

Estar presente na vida de cada cliente, promovendo experiências relevantes e transformadoras é um compromisso do Sesc, que não será deixado de lado neste momento. Frente ao Coronavírus (Covid-19), o isolamento é uma medida necessária e, acima de tudo, de respeito à saúde coletiva.

E o Sesc quer transformar esse momento, através de conteúdos relevantes e pertinentes para o convívio em seus lares.

Desta forma, vamos publicar dicas de nossos especialistas para tornar o seu dia a dia e o da sua família mais leve, saudável e produtivo dentro de casa.

Na área de Educação, nossa equipe compartilha sugestões de brincadeiras educativas e atividades para as crianças fazerem enquanto estiverem em isolamento domiciliar. Confira!

Para crianças da Educação Infantil e Fundamental I

  • 01: Desenho e pintura usando diferentes suportes (papel craft, cartolina, tela, folhas secas, pedras, jornal, revista, isopor, caixas de papelão) e elementos gráficos (pincel, dedo, esponja, rolha, giz de cera, lápis de cor, canetinha).
  • 02: Mistura de elementos para observação e como experiência motora: água, terra, areia, tinta, cola, folhas secas. Dá para usar essas misturas para pintar, desenhar ou simplesmente explorar suas sensações e observar seus efeitos.
  • 03: Escrever a rotina do dia e fazer um calendário para ajuda na organização temporal.
  • 04: Construir cenários com as crianças, usando objetos como lençol, caixas de papelão, sucata, roupas e acessórios dos adultos, esteira de praia etc. Ideias de cenário: cabaninha, praia, barco, cômodos de casa, castelo, utensílios domésticos (fogão, pia etc.).
  • 05: Brincar de faz de conta.
  • 06: Imitar animais.
  • 07: Fazer som do vento, da chuva, do trovão, do carro, do avião etc.
  • 08: Fazer caretas na frente do espelho.
  • 09: Explorar os barulhos que o corpo ou objetos podem fazer.

Para crianças de todas as idades

  • 01: Encenar histórias.
  • 02: Ajudar a cozinhar.
  • 03: Ajudar na organização e limpeza da casa.
  • 04: Jogo da forca.
  • 05: Dançar.
  • 06: Cantar músicas lentamente, rapidamente, no ritmo normal.
  • 07: Brincadeira de estátua.
  • 08: Brincadeira de telefone sem fio.
  • 09: Ler livros, poemas, parlendas.
  • 10: Piquenique (na sala mesmo!).
  • 11: Plantar; cuidar das plantas.
  • 12: Mímica.
  • 13: Trava-língua.
  • 14: Adivinhas.
  • 15: Ver fotos antigas.
  • 16: Fazer desenhos de observação de pessoas, animais, natureza, alimentos etc.
  • 17: Fazer desenhos sobre uma história.
  • 18: Escrever: listas, poemas, cartas, livros, sobre seus sentimentos, histórias em quadrinhos etc. Quando a criança não tem domínio sobre o sistema de escrita, o adulto pode ser o escriba.
  • 19: Investigar e pesquisar sobre curiosidades das crianças e adolescentes (sobre animais, natureza, história etc.).
  • 20: Fazer uma planta de casa e/ ou uma maquete, usando sucata, caixas, tecidos etc.
  • 21: Medir os ambientes da casa, pessoas ou objetos, usando instrumentos convencionais (régua, trena etc.) ou não convencionais (palmas, passos etc.).

Colaboração: Fernanda Mello de Moura, técnica de Educação Sesc Santa Catarina – Departamento Regional


(Última atualização: 28/03/2020)

0 Comentários

Comentar
* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
editar

CATEGORIAS

  • Institucional
  • Educação
  • Saúde
  • Cultura
  • Lazer
  • Assistência
  • Publicações
  • INFORME AOS CLIENTES

TAGS

Educação Ficar em casa
5 Dicas do Sesc Idiomas para turbinar seu inglês em casa Educação
Mostra Digital de Artes e Ideias: Resultados de um 1º trimestre repleto de música nas Escolas Sesc Educação
Alunos celebram a conclusão do curso de inglês do Sesc Idiomas São Miguel do Oeste Educação
Dia da Família na Escola movimentou a Rede de Ensino Sesc-SC Educação
Aprenda Inglês em menos tempo, de forma prazerosa e desafiadora no Sesc Idiomas Educação

Fale com o Sesc

0800 645 5454 | (48) 3251 4627
faleconosco@sesc-sc.com.br

Boleto Online

Clique aqui

Trabalhe no Sesc

O Sesc-SC divulga na internet os processos seletivos. Consulte as vagas disponíveis.

Receba novidades por e-mail

Receber novidades
  • Meu Sesc
  • Sobre o Sesc
  • Cartão Cliente Sesc
  • Cartão Sesc Mais Vantagens
  • Boleto Online
  • Programa de Comprometimento e Gratuidade
  • Publicações Oficiais
  • Transparência na Gestão
  • Sala de Imprensa
  • Unidades do Sesc em Santa Catarina
  • O Sesc pelo Brasil
  • Senac
  • Sistema Fecomércio
  • Escola Sesc
  • Escola Sesc (Edital)
  • Sesc Saúde
  • Cursos
  • Agenda
  • Serviços
  • Blog Sesc-SC
  • Política de meia-entrada
  • Sesc Viagens
  • Hotel Sesc Cacupé
  • Hotel Sesc em Blumenau
  • Sesc Pousada Rural em Lages
  • Loja Sesc
  • Museu de Florianópolis

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Política de Privacidade de Dados • Acessibilidade (shift+alt+y)

Atenção

Receba novidades por e-mail

avatar Bela