Para disseminar o conhecimento sobre a reciclagem de resíduos orgânicos, compartilhamos a cartilha "Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos" (2017). O manual é resultado do acordo de cooperação técnica entre o Sesc em Santa Catarina, a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e o Centro de Estudo e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).
A parceria visa principalmente estabelecer intercâmbio de experiências, material técnico, métodos, materiais e tecnologias referentes à gestão de resíduos orgânicos, à agricultura urbana e à educação ambiental.
Clique aqui e acesse a cartilhaNo material disponibilizamos informações sobre o projeto Manejo de Resíduos Orgânicos do Sesc-SC, que completou 10 anos de boas práticas para o meio ambiente em 2022.
A iniciativa é uma referência em sustentabilidade. Pelo projeto, o Sesc recebeu o 20º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Ambiental (Serviços), o 16º Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, na categoria Preservação Ambiental, e foi reconhecido como Boa Prática para o Desenvolvimento Sustentável na Plataforma da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
“Em todas as áreas de atuação do Sesc há forte preocupação com a sustentabilidade. Quando falamos do processo de Manejo de Resíduos Orgânicos, estamos mostrando que é possível uma instituição cuidar da fração orgânica do resíduo que produz por meio do uso da tecnologia, da valorização do ser humano e do cuidado com as gerações futuras”, reforça o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.
Atento à legislação, às necessidades e soluções para um meio ambiente sustentável, em 2012 o Sesc-SC implantou o Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos no Hotel Sesc Cacupé. Desde então, além de trabalhar com a segregação correta, a Instituição faz o tratamento dos resíduos orgânicos oriundos da produção do restaurante do hotel por meio da compostagem termofílica, o que já resultou 1.600 toneladas de resíduos orgânicos reciclados em 10 anos.
O composto gerado é doado para prefeituras, escolas e comunidade em geral, e usado na recuperação de praças, criação e manutenção de hortas escolares, hortos medicinais em postos de saúde, na agricultura orgânica em auxílio aos produtores rurais e nos espaços verdes da instituição.
Além das boas práticas de sustentabilidade, o projeto promove ainda ações de educação e conscientização ambiental, contribuindo com a multiplicação dessa prática. Ao longo dos anos foram realizadas inúmeras iniciativas de sensibilização por meio de oficinas, cursos e de visitas mediadas aos pátios de compostagem.
Desta forma, o Sesc estabelece uma Política Ambiental voltada ao correto gerenciamento de resíduos, utilizando tecnologia social e ecotécnicas, aliadas a uma mudança de comportamento e atitude, contribuindo para uma sociedade mais responsável e consciente. O projeto reafirma a responsabilidade socioambiental do Sesc-SC, ao mesmo tempo em que atende a Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional dos Resíduos no Brasil.
A compostagem além de propiciar a destinação correta do resíduo, permite o retorno dos nutrientes ao solo dando continuidade a um ciclo natural. Por este processo se enriquece o solo para novos cultivos, contribui-se com a sociedade e com o meio ambiente na redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, prolongando a vida útil dos mesmos e evitando a abertura de novas áreas para este fim
O Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos são os números 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre).
0 Comentários