A reflexão sobre questões como preservação, conservação, sustentabilidade, qualidade de vida estão ligadas e precisam ser discutidas de forma crítica e reflexiva. Muitas vezes, os conceitos envolvidos são transmitidos sem o embasamento necessário. Um exemplo disso é o conceito de sustentabilidade, que normalmente relaciona-se somente à sustentabilidade do meio ambiente o que está equivocado.
Para um projeto, processo ou uma ação ser sustentável deve levar em consideração aspectos e relações que estão em um tripé. É preciso que seja ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Portanto, todas as interpolações que existem devem ser analisadas.
O Projeto Mãe Terra do Sesc Santa Catarina vem ao encontro dessa necessidade. A proposta é resgatar questões locais da temática ambiental, de forma realista, aprofundada e crítica, oportunizando a reflexão sobre sustentabilidade e às ações humanas sobre o meio ambiente, propondo alternativas de soluções, atitudes e valores a serem praticados por todos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É nessa perspectiva que em 2019 o Projeto Mãe Terra propõe as suas ações. O Sesc oferta o projeto em forma de curso no contraturno escolar, desenvolve ações em escolas parceiras do entorno e trabalha a temática transversalmente em suas escolas.
As atividades são realizadas pelas unidades Sesc de Araranguá, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Joaçaba, Canoinhas e Palhoça.
Brusque
A unidade Sesc Brusque realizou oficinas na Escola Municipal Padre Luiz Gonzaga Steneir. Em grupo, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental discutiram assuntos relacionados à sustentabilidade e foram provocados a pensar em ações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Cada grupo registrou suas ações e os alunos criaram cartazes para expor na escola. Ao final também se tornaram multiplicadores desta ideia, que teve continuidade com o 5º ano da escola. A turma planeja arrecadar livros infantis e infantojuvenis para melhorar o acervo da biblioteca revitalizada recentemente. Pensou-se também em formas de tornar a biblioteca mais lúdica, acolhedora e sustentável. Para isso, foi desenvolvido um espaço do chá, mudaram a disposição de bancos e incluíram redes com materiais reciclados.
Para Elisandra Bernardi, técnica de Educação Complementar do Sesc Brusque, o movimento na escola Padre Luiz foi inspirador. “Percebi um grande envolvimento e interesse de toda a comunidade escolar em prol dos ODS e uma grande alegria em contribuir com estas melhorias”, salienta.
Xanxerê
Já em Xanxerê, os alunos do Curso Mãe Terra visitaram propriedades rurais onde vivenciaram práticas de bem-estar animal, que são utilizadas no cuidado com o rebanho leiteiro. Os participantes também puderam trocar experiências com os agricultores. Além disso, os estudantes aplicaram as técnicas de captação de imagens aprendidas pelas praças e espaços verdes da cidade. Foram utilizadas técnicas de fitotipia, câmara escura e fotografia digital.
Colaboração: Samantha Filippon, analista de Educação do Sesc-SC
0 Comentários