Congresso, arte e cultura
Em agosto, nos dias 20, 21 e 22, será realizado o Congresso Sesc de Sustentabilidade! O evento acontecerá na Pousada Rural Sesc Lages, com palestras e mesas de debate com nomes de referência, apresentações artísticas e musicais, além de oficinas práticas.
A partir de experiências e vivências, busca-se o aprendizado e a difusão de práticas que contribuam para a promoção da sustentabilidade coletiva. Os participantes também poderão desfrutar da gastronomia típica da região serrana. Estima-se um público de 300 pessoas, voltado para discutir e ampliar os horizontes sobre o tema da sustentabilidade.
Os participantes irão conferir uma rica programação artístico-cultural, com shows de Renato Borghetti e alunos da Fábrica de Gaiteiros, Quarteto Coração de Potro; exposições: Plastisfera (Conectivo Terráqueos: Fábio Mafra de Orleans, Maya Ribeiro Baggio e Lucas Kinceler); Lambe dos Mestres (Morgana Oliveira e Matakiterani); A Natureza que Aqui Habita, e muito mais.
A programação artística foi pensada de acordo com o conceito e proposta do Congresso Sesc de Sustentabilidade, proporcionando ao público uma imersão no ambiente em que o evento acontece, a Serra Catarinense, privilegiando a cultura campeira e artistas vinculados à região serrana. Confira mais detalhes das atrações abaixo.
Nas palestras e debates, o público conferirá nomes que contribuem efetivamente para a construção de uma sociedade sustentável: Geni Núñez, Vanessa Hasson, Bela Gil, Nurit Bensusan, Paulo Horta, Gabriel Chalita, Leonardo Boff, Cacica Eliara, Walderes Priprá Laklãnõ/Xokleng, Pedro Boff e Marcos José de Abreu (Marquito).
Confira abaixo mais informações sobre os palestrantes. Para mais informações e ingressos, acesse a landing page oficial do Congresso Sesc de Sustentabilidade:
Apresentações Musicais
Show: Renato Borghetti
Renato Borghetti, músico com mais de 40 anos de carreira, teve seu primeiro álbum, gravado em 1984, e ganhou o primeiro disco de ouro da história da música instrumental brasileira.
Com um estilo único e sua gaita ponto, ele realiza diferentes leituras de obras da música do Rio Grande do Sul, agregando influências de outros estilos brasileiros e internacionais.
Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível.
Além da agenda no exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música gaúcha aos mais diversos cantos do Brasil. Ele tem 26 discos gravados e dezenas de participações em gravações.
Show: Quarteto Coração de Potro
Quarteto Coração de Potro é um grupo musical nativista que surgiu em Lages/SC no ano de 2007, completando 16 anos de história.
Revelou-se no meio musical nativista, sendo premiado e reconhecido nos principais festivais do sul do Brasil.
Apresenta um repertório autoral com uma linha poética campeira unida a fortes influências do folclore latino, principalmente do sul do nosso continente.
O quarteto hoje é uma expressão consolidada dentro do cenário regional, conquistando um público de diferentes locais, idades e gostos musicais.
Possui 10 álbuns lançados e projetos audiovisuais como videoclipes, documentários e o projeto "Folcloreando" - concerto no corredor das tropas, disponíveis nas principais plataformas digitais. O grupo é formado por Kiko Goulart, Vitor Amorim, Patrick Antunes e Maicon Oliveira.
Show: Ybirá Duo
Duo de música instrumental formado pelos músicos Matheus Colossi e Rene dos Santos, que interpretam grandes clássicos de diferentes gêneros musicais, tais como: Jazz, Bossa Nova, MPB, Blues e Folk.
Fazendo jus ao nome "Ybirá", palavra tupi-guarani que designa "o que brota do chão", "tirado da terra", suas composições, apresentadas no show, carregam fortes traços do folclore do Sul, que contrastam harmoniosamente com os diferentes gêneros aos quais se dedicam.
Exposições
A Natureza que Aqui Habita
A exposição traz uma imersão em três ambientes naturais presentes em Florianópolis: Mata Atlântica, Manguezal e Oceano Atlântico. O visitante terá a sensação de estar nesses ambientes e poderá interagir com os animais que aparecem ao longo da projeção.
Registro da exposição no Museu de Florianópolis Sesc.
Lambe dos Mestres
Uma intervenção urbana intergeracional é uma proposta artística multimídia veiculada como intervenção urbana efêmera na cidade de Lages/SC, utilizando-se das técnicas da fotografia, da arte digital e da arte urbana; proposta pela designer Morgana Oliveira, com o apoio da Matakiterani Associação Cultural.
Propõe-se elaborar 10 pôsteres, estilo lambe-lambe, com a temática dos Mestres da Tradição Oral, tendo como recorte a rede de abrangência da associação (na Mesorregião Serrana de Santa Catarina), sendo cada Mestra ou Mestre da Rede de Sabedoria uma personagem de uma peça gráfica.
Como maneira de interlocução geracional, propõe-se imprimir um lote de pôsteres e veiculá-los por meio de uma técnica de arte de rua:
o lambe-lambe, colando-os em lugares públicos e com a possibilidade de receber intervenções efêmeras, alcançando, assim, o público que produz e veicula arte de rua, possibilitando um diálogo intergeracional por meio das artes visuais.
Plastisfera
A exposição tem como proposta construir uma nova geodésica Plastisfera, a partir de ações de arte educação ambiental, que será instalada no Congresso Sesc de Sustentabilidade.
A geodésica será construída pelo Conectivo Terráqueos e terá 9m de diâmetro.
Será revestida com resíduos plásticos coletados por escolas e outras instituições parceiras do município. A criação da Plastisfera ocorrerá entre os meses de maio a julho e a exposição será realizada no mês de agosto.
As ações de arte educação ambiental também têm como objetivo oportunizar atividades pedagógicas criativas, inspirar e incentivar a transdisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a educação ambiental nas unidades escolares de Lages.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários