Sesc em Santa Catarina leva compostagem ao Paraná


03/11/2017 - Atualizado em 17/10/2023 - 397 visualizações

O curso de Gestão de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana, promovido pelo Hotel Sesc Cacupé e UFPR/Litoral leva ao Paraná o processo da compostagem termofílica. A vivência foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro de 2017 em Matinhos (PR) e contou com a participação de estudantes de diferentes cursos da UFPR/Litoral e colaboradores do Sesc Paraná. 

O primeiro dia foi destinado ao conteúdo teórico que abordou o panorama legal (federal, estadual e municipal) a respeito das obrigações de separação e destino dos resíduos, as diferentes opções para o tratamento da fração orgânica, até chegar ao método UFSC de compostagem, método utilizado por unidades do Sesc catarinense. Foram demonstrados alguns cases de projetos de Florianópolis e região que ilustram diferentes escalas possíveis de gerenciamento de resíduos orgânicos que o método permite: domiciliar, escolar, comunitária, institucional/empresarial e municipal. A apresentação visual contou com uma referência bibliográfica principal a cartilha “Manual de orientação: Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos”, uma publicação fruto da parceria entre o Sesc, Ministério do Meio Ambiente e Cepagro, importantes parceiros na difusão desse método e pode ser acessada pelo endereço: http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80058/Compostagem-ManualOrientacao_MMA_2017-06-20.pdf

No segundo dia foram criados quatro grupos de trabalho para elaboração de Planos de Gestão de Resíduos nessas diferentes escalas, com o objetivo de pensar as etapas de implantação de um Pátio de Compostagem. Para finalizar o curso foi feita a montagem de uma Leira de Compostagem estática de Aeração Passiva (método UFSC) onde se fez possível consolidar os conteúdos teóricos. No final do processo percebeu-se a satisfação do grupo e o potencial para o desenvolvimento dessa prática no local, evidenciando a importância dos trabalhos de Educação Ambiental desenvolvidos pelo Sesc em Santa Catarina, que acabam tornando-se uma referência para ser replicada em outros contextos.

A vivência possibilitou ainda a proximidade com o Hotel Sesc Caiobá, localizado no mesmo município, Unidade esta que desenvolve inúmeras ações sustentáveis, destacando o gerenciamento de resíduos onde uma parcela da fração orgânica é destinada ao minhocário, outra opção complementar à compostagem. 

Colaboração: Renato Barretto Barbosa Trivella, Hotel Sesc Cacupé.




Parte teórica – aspectos legais; diferentes destinos para a fração orgânica; o Método UFSC de Compostagem; cases de Florianópolis e região.

Grupos de Trabalho - Planos de Gestão de Resíduos Sólidos Orgânicos para aplicação em diferentes escalas.

Aplicação do Método UFSC de Compostagem na prática.

Aplicação do Método UFSC de Compostagem na prática.

A vermicompostagem no Hotel Sesc Caiobá, uma alternativa complementar para destinar os resíduos orgânicos.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .