Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos
No dia 28 de setembro, o Sesc SC participou do “Painel: Experiências de Compostagem em municípios catarinenses e a importância do uso do composto para jardinagem e produção de alimentos saudáveis”, realizado na Alesc. A atividade integrou o do VI Curso de Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, promovido pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro.
O painel contou com representantes do Ministério do Meio Ambiente - MMA, Prefeitura Municipal de Rancho Queimado, UDESC de Lages, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação Revolução dos Baldinhos, Movimento dos Pequenos Agricultores, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, sendo o evento acolhido pela Comissão do Meio Ambiente da Alesc.
Fruto de uma longa caminhada na promoção da gestão de resíduos orgânicos e seu tratamento através da compostagem, Florianópolis é uma referência nacional sobre a temática, por conta do método UFSC de Compostagem, metodologia desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina, adotado pelo Sesc SC desde 2011, para a destinação e tratamento dessa fração dos resíduos produzidos nas suas três unidades de hospedagem: Hotel Sesc Cacupé, Hotel Sesc Blumenau e Pousada Rural Sesc Lages.
O Analista de Programação Social de Sustentabilidade do Sesc, Renato Barretto Barbosa Trivella, destaca a relevância do método UFSC de Compostagem: “A partir das experiências consolidadas no município em seus mais de 30 anos de atividades com o método UFSC de Compostagem, o processo se difunde para outros municípios do estado e do país, contribuindo para a discussão e criação de legislações e políticas públicas sobre o tema. Como representante de um modelo institucional de gestão de resíduos orgânicos, o Sesc SC está presente como um caso de sucesso em diversas publicações sobre o assunto, reforçando seu pioneirismo e se mostrando como uma instituição compromissada com o meio ambiente e a Sustentabilidade.”, relata.
Foram apresentados os incentivos para a Compostagem e Agricultura Urbana em municípios brasileiros, por meio de edital para apoio financeiro aberto recentemente pelo MMA; as experiências de municípios catarinenses que receberam em 2017 recursos para o desenvolvimento de ações de fomento à Compostagem, através do Fundo Nacional do Meio Ambiente; as experiências comunitárias, promovidas pela Associação Revolução dos Baldinhos e do Movimento dos Pequenos Agricultores, e as questões
de regularização de pátios de compostagem para comercialização do produto (MAPA) e segurança de uso perante aos contaminantes (Sesc-SC).
“A marca Sesc e sua relação com a compostagem, por meio de seus trabalhos desenvolvidos há 12 anos em Santa Catarina, assim como as inúmeras parcerias firmadas nessa jornada, contribuem não apenas para a difusão dessa prática para outras administrações regionais do Sesc no Brasil, mas se faz presente, também, nas falas de diversos palestrantes parceiros da instituição e através das atividades de Educação Ambiental realizadas rotineiramente nas unidades do estado, que promovem a divulgação sobre a prática da compostagem com oficinas e visitas mediadas, em busca de contribuir para a conscientização do indivíduo em busca de um bem comum para a sociedade.”, finaliza Trivella.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários